O café envelhecido pode parecer um pouco desagradável, mas na verdade é um processo intrincado, semelhante à maneira como você envelhece o bom vinho. Quando ouvi o termo pela primeira vez, tudo o que eu conseguia pensar era em café velho sentado por tanto tempo que tinha um sabor amargo, mas é exatamente o contrário! Você não precisa se esquivar do termo "café envelhecido", pois fornece uma maneira profissional de alterar os sabores delicados do produto de café em geral.

Café envelhecido é quando o café é armazenado em armazéns por anos seguidos, na maioria das vezes de propósito. Às vezes, isso acontece por acidente, mas esse tipo de envelhecimento funciona para reduzir a acidez dos grãos e aumentar o corpo em geral. Quando os grãos são armazenados e envelhecidos dessa maneira, causa uma diferença drástica no perfil de sabor. Isso é algo a ser observado se você quiser experimentar um tipo diferente de Java que use envelhecimento para alterar o resultado do sabor.

É muito difícil encontrar um café de alta qualidade envelhecido e muitos produtores de café nem aderem a essa prática porque o Java é uma exportação tão rápida e com alta demanda. Java é, na verdade, a segunda mercadoria mais comercializada no mundo, depois do petróleo, por isso só faz sentido que os produtores de café queiram empurrar seus grãos o mais rápido possível. No entanto, se um exportador de café demorar algum tempo para envelhecer seus grãos, ele dará uma qualidade incrível ao produto final que é diferente de qualquer outro. Isso também faz com que o preço desse Java aumente ligeiramente por causa do tempo que foi investido nele. Se você está procurando café envelhecido, precisa ter em mente que nem todos os cafés envelhecidos serão iguais.

O envelhecimento adequado deve ocorrer em um clima tropical, para que o feijão possa ser constantemente exposto à umidade. Muitos exportadores envelhecem seus grãos durante a estação das monções, para que haja umidade suficiente no ar para compensar para impedir que os grãos secem. Isso fará com que o sabor geral do grão seja muito mais profundo e mais suave, para que você não sinta a palidez na língua que faria com um café com acidez brilhante.

O processo de envelhecimento pode levar de 2 a 3 anos e permitirá que o feijão mude naturalmente para melhorar o corpo. Novamente, é exatamente por isso que esse tipo de preparação de café é tão raro, porque custa mais para armazenar os grãos de café verdes por um longo período de tempo. Isso fará com que sua qualidade aumente bastante, mas é preciso tomar cuidado para que todos os sacos de grãos sejam girados uniformemente para permitir que o café respire durante o processo de envelhecimento. Se você é um verdadeiro amante do café e ainda não experimentou esse tipo de preparação, coloque-o no topo da sua lista!


fonte por Mark Ramos