Em uma cidade como Melbourne, onde a comida e a bebida são a alma do dia-a-dia profissional e de lazer das pessoas, lugares como o Queen Victoria Market são o coração da cidade. É onde as famílias vêm para comprar seus mantimentos semanais (e talvez alguns delicatessen), onde os chefs vêm buscar legumes e carne sazonais, e é onde os turistas se reúnem para experimentar os deliciosos molhos e boreks famosos (ou para reunir alguns deliciosos kitschs). Lembranças australianas). É um microcosmo delicioso de tudo o que Melbourne tem para oferecer.
Esse apelo diverso e a localização central do mercado levaram os fundadores Fleur Studd e Jason Scheltus a abrir um posto avançado da Market Lane Coffee no Queen Victoria Market há mais de sete anos na Therry Street, que funciona ao lado do mercado. (Divulgação: este escritor trabalhou para a Market Lane entre 2011-2014). Nos anos seguintes, eles abriram filiais em Carlton, no CBD, no mercado de South Melbourne, e um café via satélite dentro da área de delicatessen do Queen Vic Market. Enquanto a loja original da Therry Street floresceu com o passar dos anos, o prédio que abrigava o café foi vendido para a cidade de Melbourne quatro anos atrás, o que significava que eles precisavam deixar o espaço – o que os levou a procurar uma alternativa mais permanente. localização no mercado para preencher a lacuna. Com isso, eles garantiram com alegria um novo espaço na esquina da Victoria and Queen, em uma linda loja com terraços – abrindo bem a tempo de o local da Therry Street fechar suas portas.

O projeto para o espaço foi feito por Sarah Trotter, do Hearth Studio, que projetou os interiores das últimas cinco lojas Market Lane Coffee, enquanto a construção foi feita por Orio de Arteveneta, que também esteve por trás da carpintaria por quase todo o mercado. Lane locais ao longo dos anos. A loja tem um bar principal onde todo o café é realizado, o que cria uma linha e fluxo entre as duas entradas para o espaço – madeira clara enquadra o espaço através de armários, bancadas e prateleiras, enquanto alças de latão, ricos azulejos marrons e uma cortina azul marinho padronizada pontua a estética e chama a atenção.
O edifício em si é protegido por um Heritage Overlay, o que significa que qualquer novo trabalho precisava ser realizado com relação aos elementos estéticos históricos. Como Trotter explicou: “Nosso objetivo é trabalhar de uma maneira que responda diretamente ao site e cenário – e, como tal, o contexto histórico e cultural dos espaços em que as lojas da Market Lane estão localizadas se torna muito importante para a maneira como projetamos … a estratégia girou em torno da ideia de intervenção mínima, fomos capazes de reconhecer e trabalhar com várias oportunidades oferecidas pelo layout tradicional da fachada vitoriana. ”

Conversando com Scheltus sobre o que eles esperam alcançar no novo espaço, ele disse: “Um dos grandes objetivos é criar um espaço onde nossos clientes possam se sentar e interagir com nossa equipe enquanto eles estão fazendo café. Eu acho que os garçons são realmente sortudos de poder ter muitos de seus clientes sentados confortavelmente diante deles enquanto trabalham, dando-lhes uma grande oportunidade de criar rapport, relacionamentos e uma familiaridade com seus clientes. ”
Embora a equipe tenha considerado a instalação de uma máquina de café expresso sem prescrição para derrubar barreiras, chegou à conclusão de que mesmo os equipamentos mais sutis não podem criar um ambiente convidativo e intimista para os clientes. assentos de bar que destacam a estação de café pour-over, permitindo interação e engajamento prolongados enquanto os funcionários estão preparando o café com filtro.
A oferta aqui é relativamente mínima – café expresso ou café filtrado, juntamente com uma pequena seleção de doces da padaria Beatrix, com sede em North Melbourne, e uma oferta de varejo com ênfase em fabricação de cerveja em casa.
Como qualquer empresa amadurece com o tempo, há a questão da sustentabilidade – não apenas em relação às finanças e se o negócio é viável, mas também se a empresa está crescendo de uma forma que promova uma cultura saudável para as pessoas que trabalham nesse negócio. É uma evolução que muitas vezes é fundamental para o sucesso de uma empresa, e que a Market Lane tem prestado muita atenção.
Os co-fundadores Jason Scheltus e Fleur Studd e a gerente geral Jenni Bryant
“Do lado de fora, provavelmente parece que a maior mudança na empresa foi o número de lojas que abrimos, mas realmente a maior mudança foi nas estruturas em torno da equipe, seu desenvolvimento, progressão e treinamento.” Scheltus explicou: “Nós Em 2013, tomamos uma decisão consciente de ser o melhor lugar para a equipe de hospitalidade focada no café trabalhar – ou seja, desde então, consideramos o envolvimento, o bem-estar, a progressão e o treinamento da equipe. ”
É essa abertura para a evolução que contribuiu para o crescimento da Market Lane Coffee, desde sua torrefação e café originais no Prahran Market, até uma empresa que possui seis locais em toda a cidade de Melbourne. Em uma cidade como Melbourne, que parece ter uma insaciável sede de café de alta qualidade, o lema apropriado de Market Lane “Adoramos fazer café para a cidade que adora beber” definitivamente faz você sentir que não há necessidade de eles abrandar a qualquer momento em breve.

Eileen P. Kenny é produtora de café, enóloga e colaboradora do Sprudge Media Network em Melbourne. Leia mais Eileen P. Kenny no Sprudge.
Com fotos cortesia de Armelle Habib para Market Lane Coffee.
                            
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