Em entrevista ao programa Balanço no Campo, a diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vanusia Nogueira afirmou que o momento é de incertezas, onde não sabemos o que acontecerá nos próximos meses.

A preocupação é muito grande com cafeterias e torrefações que tiveram que fechar as portas sem uma previsão de quando poderão operar novamente. Em relação aos produtores, Vanusia aponta que não tem como saber se eles encontrarão as cafeterias de costume para vender a nova sofra.

“Provavelmente teremos um semestre mais estável. Para nós será benéfico, já que a safra estará saindo do forno, o mercado acredito que mais calmo e teremos que torcer para a comercialização dos grãos”, aponta Vanusia.

Em relação ao café commodity, a diretora da BSCA afirma que as vendas e a procura em supermercados aumentaram. “A demanda é enorme para o café da safra passada. O que não temos como vender ou exportar mais é o café gourmet de 2019/2020 que já acabou”.

Em relação a China, que no ano passado estreitou laços com o Brasil para adquirir os cafés do país, Vanusia afirma que estão em contato para entender as ações que tomaram pós o pico da pandemia. “As cafeterias ainda não abriram. Os chineses aumentaram o estímulo do café em casa, um hábito que eles não tinham. Estamos avaliando as lições que poderemos aplicar aqui. Uma certeza é que o mundo será bem diferente depois da pandemia”, finaliza.

Fonte