O uso de mini escavadeiras tem se sobressaído entre as várias formas e equipamentos que podem ser usados na abertura de terraços em lavouras de café de montanha.

A abertura de terraços estreitos, em ruas de cafezais, vem se expandindo muito nos últimos anos nas zonas montanhosas, pois tem sido uma prática muito adequada para viabilizar a mecanização dos tratos e da colheita do café, reduzindo os custos de produção. Nessas áreas, o manejo normal das lavouras ocorre através de operações manuais que são custosas e, ainda, existem dificuldades de obtenção da mão-de-obra necessária. Sabe-se que é preciso um investimento inicial no terraceamento, porém o seu retorno é rápido pela facilidade e economia nas práticas de manejo, usadas durante toda a duração da lavoura.

As experiências de abertura de terraços, obtidas em algumas centenas de hectares de lavouras de café terraceadas acompanhadas nos cinco últimos anos, mostram que os sistemas de construção mais seguros e de bom rendimento tem sido com uso de trator de esteira estreito, munido de lâmina dianteira, ou o emprego de mini escavadeiras. As mini escavadeiras estão mais disponíveis localmente nas regiões cafeeiras, pois são muito usadas em trabalhos na construção civil. Já os tratores de esteira estreitos são encontrados apenas em certas regiões.

As escavadeiras usadas no terraceamento são mini escavadeiras do tipo hidráulica com esteira de borracha. Elas tem “mini” no nome, mas possuem potencia suficiente para escavação e deslocamento de terra, operações necessárias na abertura de terraços. Elas são ideais, especialmente em menores espaçamentos, pois são bem estreitas e, por isso, podem operar em locais mais apertados nas ruas do cafezal. Além disso, podem operar uma broca perfuratriz para abertura das covas de café no espaço entre dois terraços.

A mini escavadeira é compacta e leve, fácil de ser transportada. Ela possui uma lança dianteira terminando com uma concha, a qual escava e desloca a terra. Na sua frente possui uma lâmina estreita que fica perto do nível do solo e, se abaixada, aumenta a estabilidade da máquina durante a escavação. Essa lâmina também é usada para empurrar a terra solta e acertar a superfície do terraço. Ela tem a possibilidade de rotacionar até 360º.

Os fabricantes ou marcas das mini escavadeiras são vários. Os mais comuns são Yanmar, BobCat, Case, Sany e outras. Os modelos variam do peso, de cerca de 1.000 até 3.200 kg, e a potência de 8, 12, 15, 20, até 30 HP. As conchas desses modelos têm capacidade variando de 20, 40, 60 até 100 litros, de acordo com o aumento da potência. As maiores tem maior rendimento. Quanto à largura ou bitola, ela varia das menores para as maiores, de 0,68m até 1,5m. Alguns modelos tem essa largura ajustável.

A abertura dos terraços pode ser feita antes do plantio de café ou em lavouras já implantadas. A largura dos terraços vai variar conforme os equipamentos que serão utilizados, em seguida, nos tratos da lavoura. Também podem variar conforme o espaçamento das lavouras. O mais comum são terraços de 1,5 a 1,70 m, porém, em lavouras adensadas, essa distância pode ser reduzida.

Para manter uma boa distância lateral entre o terraço e a linha de cafeeiros, é importante que a lavoura tenha espaçamento na rua de cerca de 3,5 m, no mínimo 3m. Outra coisa importante é que as áreas não devem ser excessivamente inclinadas, pois senão vai resultar um barranco muito alto. Nesse sentido, para reduzir a altura do barranco, a superfície do terraço não precisa ficar absolutamente nivelada, podendo ter uma leve caída para baixo de cerca de 5-7%, até 10%. O rendimento operacional da mini escavadeira varia conforme a declividade, sendo mais demorado terracear áreas mais declivosas, pois requerem maior corte e deslocamento de terra.

Também varia conforme o espaçamento da lavoura, do tipo de máquina (potência e tamanho da concha) e da experiência do operador. Pode-se ter uma ideia, em condição média, de um uso de cerca de 15-25 horas de máquina por hectare. O serviço pode ser contratado de empresas prestadoras ou realizados pelo próprio produtor.


Abrindo terraços para cafezal com a mini escavadeira, antes do plantio, em área montanhosa


Vista geral de área terraceada antes do plantio do café (esq.) e mini escavadeira sobre terraço por ela aberto em rua de lavoura já adulta (dir.)

Fonte