Os produtores, a todo tempo, buscam melhorias técnicas nas suas produções, com o intuito de mitigar os efeitos dos estresses bióticos e abióticos. Por isso, é preciso o investimento constante em novas tecnologias, além de ampliar e melhorar o uso de técnicas agrícolas.

“Esse processo é complexo, mas possível, e, sem dúvida, começa a partir do solo”, destaca Éderson Santos, biólogo e gerente de portfólio da Biotrop, empresa brasileira de soluções biológicas e naturais.

O solo é considerado o principal agente do sistema produtivo agrícola, já que sustenta as plantas e viabiliza a dinâmica de absorção de água e nutrientes para o desenvolvimento vegetal. Cada parte do solo abriga “amigos invisíveis” do produtor rural: os microrganismos benéficos. São diversas espécies auxiliando no desenvolvimento das plantas de diferentes maneiras, como por exemplo ampliando a oferta de água e nutrientes.

“Para alcançar a qualidade necessária para a classificação do café especial, assim como o máximo potencial produtivo na lavoura, é fundamental conhecer a fundo suas áreas de cultivo”, reforça o biólogo. Dessa forma, a Biotrop tem auxiliado produtores através do Agrobiota, uma iniciativa inédita no mundo em escala comercial, que investiga de forma minuciosa a vida no solo através da metagenômica.

Com a técnica, é feito o estudo da biologia do solo, seu microbioma, permitindo avaliar a saúde e aptidão agrícola. Realiza ainda o sequenciamento, identificação e quantificação do DNA presente, identifica os agentes biológicos a nível de gênero e discrimina a função biológica, detectando e quantificando ameaças latentes e necessidades funcionais. “O objetivo do Agrobiota é que o estudo permita realizar recomendações personalizadas para qualquer área analisada”, pontua Éderson.

Após a coleta no campo, as amostras vão para o laboratório da Biotrop. Com base nos resultados, a empresa realiza recomendações específicas de bioinsumos. “Todo esse trabalho está fundamentado em pilares que, ao final, vão permitir a melhoria da sanidade e vigor das lavouras, e consequentemente o aumento da qualidade, rentabilidade e produtividade do café”, descreve o profissional.

O Agrobiota é realizado para clientes Biotrop por meio do Biopontos, programa de relacionamento da empresa que oferta serviços e produtos exclusivos, visando maximizar a eficácia dos bioinsumos.

Mais informações: www.biotrop.com.br
 

Fonte