“É nossa intenção explorar essa hipótese em detalhes, inclusive com nossos parceiros dentro da União Europeia, antes de formalizar nossa oferta em devido tempo”, disse em uma expressão de interesse Stefano Gatti, Diretor Geral para Cooperação ao Desenvolvimento, no Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália.

O governo italiano manifestou interesse, por meio de carta à Organização Internacional do Café (OIC) há algumas semanas, de sediar a instituição, informa o site Internacional Comunicaffe. A proposta vem na esteira de uma resolução do Conselho Internacional do Café, tomada em setembro passado, para que a secretaria da instituição desocupe as instalações em Londres até meados no ano que vem. 

Se a ideia vingar, porém, só poderá ser posta em prática em 2027, segundo Massimiliano Fabian, ex-presidente do Conselho Internacional do Café, ao comentar ao mesmo veículo a hipótese de mudança da sede da OIC para a Itália.

“A Itália tem sido um membro ativo da OIC desde sua criação”, disse em comunicado do governo Stefano Gatti, diretor geral para cooperação ao desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores, referindo-se ao 1º Acordo Internacional do Café (ICA 1962), aprovado nas Nações Unidas, em Nova York. “A Itália reafirma seu compromisso histórico com o desenvolvimento sustentável do setor agrícola por meio da cooperação internacional e do reforço do sistema multilateral”, reitera no comunicado.

Fonte: Internacional Comunicaffe

Fonte