Por Igor Lapa*

A irrigação por gotejamento subterrâneo é um avanço considerável para a agricultura mundial, sendo adaptada para os mais diversos tipos de cultivo e com muitos benefícios para os produtores rurais.

Para o café não foi diferente, com o trabalho iniciado há mais de 10 anos, o gotejamento subterrâneo se tornou uma realidade e uma necessidade nas lavouras arábica. A Netafim, empresa de soluções para irrigação, achou soluções de irrigação para o canéfora (conilon).

O trabalho de desenvolvimento do gotejamento subterrâneo no conilon foi realizado em conjunto com a Hydra irrigações (empresa especializada em projetos de irrigação), em 2015, na Fazenda Kitanda município de Guaratinga, localizado no extremo sul da Bahia. Foi finalizado com resultados positivos em 2018, e então foi criado o protocolo para instalação e manejo do sistema de gotejamento subterrâneo para o conilon.

Em 2019, a Fazenda Nova Estrela, em Mucuri, na Bahia, foi a primeira propriedade a adquirir o sistema de gotejamento subterrâneo com os protocolos oficiais. O sistema de irrigação foi instalado de maneira superficial e 6 meses após o plantio foi realizado a operação de “enterrio” dos gotejadores. O sistema trouxe uma economia superior a 90% em operações de manutenção otimizando a mão-de-obra da fazenda durante as etapas de tratos culturais.

A Netafim separou algumas dúvidas frequentes:

1- A irrigação subterrânea para conilon já é uma tecnologia aprovada pela Netafim?

Sim. Foram anos de trabalho e testes para desenvolver um protocolo oficial de instalação, equipamento e manejo adequados.

2- Eu posso aplicar qualquer tipo de gotejador em um sistema de irrigação subterrâneo para conilon?

Não. Conilon é uma cultura com sistema radicular extremamente agressivo em crescimento. Existem gotejadores específicos para serem enterrados tanto para questões hidráulicas, quanto para proteção contra intrusão radicular.

3- Entra sujeira nos gotejadores enterrados?

Não. Utilizando o equipamento adequado, não ocorre o risco de entrar sujeiras no gotejador, o risco está em intrusão radicular nesses gotejadores. Seguindo o protocolo de manejo desenvolvido pela Netafim e utilizando o equipamento correto, a intrusão radicular não será um impedimento.

4- Quais as vantagens do sistema enterrado?

O gotejamento subterrâneo possui diversas vantagens sendo a principal delas a eliminação de quase 99% dos danos causados por animais, capinas, maquinários, danos de colheita, entre outros práticas provenientes de tratos culturais. Em resumo o sistema enterrado traz economia e otimiza a mão-de-obra.

Para mais informações, acesse o site.

*Igor Lapa é especialista agronômico da empresa Netafim

Fonte