Já separou a sua melhor amostra? Até 1º de outubro estão abertas as inscrições para o Coffee of The Year 2021, concurso que tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano!

Assim como no ano passado, os produtores interessados em participar podem se inscrever em quatro categorias: arábica, canéfora, fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora, sendo as duas últimas menções honrosas.

Neste ano, com a Semana Internacional do Café acontecendo de maneira híbrida entre os dias 10 e 12 de novembro – na plataforma on-line e no presencial em Belo Horizonte (MG) – os visitantes da feira poderão degustar e votar em sua amostra favorita entre as finalistas, que serão 10 arábicas, 10 canéforas, 3 fermentação arábica e 3 fermentação canéfora. Além disso, o anúncio dos campeões do concurso também ocorrerá presencialmente no último dia de SIC.

“Em 2021 temos um novo desafio que é retomar a etapa do público provando os cafés no Expominas, em Belo Horizonte. Acreditamos que essa troca entre os visitantes da SIC e também essa referência de sabores da safra é extremamente importante como aprendizado para os produtores”, comenta Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das realizadoras do evento.

Os cafés inscritos

Serão aceitos cafés que no pós-colheita são levados aos processos: 

– via seca (fruto seco com todas as suas partes constituintes, resultando nos cafés em coco/café natural); 
– via úmida (cafés secos após a retirada da casca do fruto, podendo ainda, haver ou não, a retirada da mucilagem por fermentação natural ou com uso de desmuciladores mecânicos); 
– fermentações induzidas ou controladas, onde os frutos – na sua forma natural ou descascados ou desmucilados ou despolpados – são induzidos de forma deliberada no intuito de promover fermentações (igual ou superiores a 10 horas contínuas ou intermitentes) aeróbicas ou anaeróbicas, com ou sem adição de componentes exógenos.

Clique aqui e confira o regulamento do Coffee of The Year.

Como participar?

Para participar, é necessário se registrar no Sympla e pagar uma taxa de R$ 150. O comprovante será encaminhado para o e-mail inscrito. Na sequência, deve-se preencher uma ficha on-line da amostra, que será recebida através do e-mail, imprimi-la e anexá-la à amostra de 5 kg de café.

As torras e provas das amostras serão realizadas pelo IFSULDEMINAS, sob a coordenação do Professor Leandro Paiva. A Cropster, ferramenta de gestão de provas, é apoiadora do concurso. Diferentemente de 2020, não haverá núcleos parceiros de degustação espalhados pelo País.

Serviço
Coffee of The Year 2021
Inscrições: até 1º de outubro
Premiação: 12 de novembro
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Fonte