O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o estado de alerta laranja para tempestade intensa na região Sul do Brasil nesta quinta-feira (10). O avanço de uma frente fria e a presença de baixa pressão atmosférica na região do Paraguai estão favorecendo a formação de nuvens carregadas na região. A instabilidade começou a ser observada ontem e segundo a consultoria Climatempo, em Uruguaiana/RS o acumulado chegou a 70mm em apenas três horas.



“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma a publicação oficial do Inmet válida para todas as áreas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A tendência é que o sistema passe rápido pelo estado gaúcho, já avançando para as demais regiões do Brasil na sexta-feira (12/03). O modelo Cosmo do Inmet prevê o retorno da chuva mais expressiva no sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul no final desta semana, com acumulados que podem chegar a 50mm em algumas áreas.

Até as 10h56 (horário de Brasília), o modelo mostrava que no Sudeste do Brasil, apesar do retorno da umidade em áreas como Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, não há indicativo para chuvas volumosas até pelo menos o próximo sábado. Ainda neste período, a chuva pode avançar com mais intensidade no Mato Grosso do Sul.

Pelo menos até o final do Verão, no próximo dia 20, a tendência é de tempo com as características típicas da estação, com temperaturas elevadas e pancadas de chuva espalhadas pelo Brasil. Para esta quinta-feira (10/02), a Climatempo destaca que quase todo o país tem um dia com muitas nuvens, alguns períodos com sol e pancadas de chuva com raios. Há risco de chuva forte em todas as regiões. “Alerta especial: perigo de temporal e chuva muito volumosa sobre a Grande Porto Alegre, na serra e planalto gaúcho, na serra e planalto sul de SC e no sudoeste do Rio Grande do Sul”, acrescenta.

As informações são do Notícias Agrícolas

 

Fonte