Pela primeira vez, a Índia supera a barreira de US$ 1 bilhão em exportação de café. Os dados são do Centro de Monitoramento da Economia Indiana (CMIE), e contabilizam exportações entre abril e novembro do ano passado. Ao todo, as exportações de café alcançaram US$ 1,147 bilhão, representando um aumento de 29% em relação ao ano anterior.
Este salto nas exportações pode ser atribuído a vários fatores estratégicos e conjunturais. Um deles é o aumento nos preços do robusta, que compõe mais de 40% da produção global. Em 2024, o preço do grão disparou, alcançando um aumento de até 63% devido, principalmente, às restrições na oferta do Vietnã e do Brasil por problemas climáticos.
Ao mesmo tempo, compradores europeus intensificaram a compra de estoques em antecipação à nova legislação da União Europeia sobre desmatamento (EUDR). Esta medida é esperada para aumentar os custos de exportação para a UE, o que incentivou um movimento antecipado para garantir suprimentos.
Esses problemas foram, por sua vez, exacerbados por desafios geopolíticos e logísticos, incluindo interrupções no transporte no Mar Vermelho e potenciais tarifas impostas pelos Estados Unidos.
Fonte: msn.com