Na última quinta-feira (7), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma estimativa de 56,1 milhões de sacas de 60 kg para a produção cafeeira 2022/2023, um aumento de 0,9% em relação à projeção do mês anterior e de 14,4% ante 2021. 

A expectativa maior ocorreu após uma melhora na estimativa de safra de café arábica, de 0,6% na comparação com a projeção anterior, chegando a 38,7 milhões de sacas.

“Em 2022, a safra do café arábica será de bienalidade positiva, o que deve resultar em um aumento expressivo da produção, embora o clima seco e excessivamente frio do inverno de 2021, inclusive com a ocorrência de geadas em algumas regiões produtores, possa ter reduzido o potencial de produção esperado”, ponderou o IBGE.

Uma colheita acima da expectativa anterior da variedade canéfora (conilon/robusta) também ajudou na melhora da previsão. A safra foi elevada em 1,7%, para 17,4 milhões de sacas.

Na véspera, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) afirmou esperar uma melhora na oferta em 2022, assim como um alívio nos custos com a matéria-prima.

As informações são da Isto É Dinheiro.

Fonte