Nos últimos quatro anos, o preço da commodity do café arábica – também conhecido como “preço C” – pode ser caracterizado por extrema volatilidade. Em 2018, o preço C caiu abaixo de US$ 1 por libra e hoje está em aproximadamente US$ 2,29 por libra.

Essa volatilidade contrasta com as tendências encontradas na última edição do Specialty Coffee Transaction Guide, uma publicação anual que envolve dados de contratos anônimos de mais de 100 torrefadores e comerciantes de café de todo o mundo.

Mantido por uma equipe do Business & Society Institute da Emory University, a última edição do Specialty Coffee Transaction Guide para o ano de 2021 inclui a análise de mais de 58.000 contratos de café verde envolvendo lotes com pontuação igual ou superior a 80.

Mostrando referências de preços com base em fatores como país ou região mundial de origem, volume de compras e índice de qualidade, o guia foi projetado para fornecer um ponto de referência mais sensato para o mercado de especialidades do que o preço C volátil.

Além dos números, o guia reflete suposições subjacentes de que a volatilidade dos preços do café e as referências de preços C lamentavelmente baixos têm contribuído historicamente para problemas generalizados de sustentabilidade econômica no setor cafeeiro global.

“Isso cria questões de mudanças climáticas, políticas e direitos humanos e contribui para a atual crise migratória”, disseram os autores do Guia sobre a volatilidade dos preços em um anúncio do lançamento de 2021. “Também é uma distração nos mercados de cafés especiais, onde os preços no varejo estão altos e subindo.”

Desde seu lançamento no mês passado – com disponibilidade em inglês, espanhol e português – o Guia foi baixado mais de 780 vezes de pessoas em 77 países diferentes, incluindo 108 de produtores de café, 19 de cooperativas de produtores e 53 de organizações de apoio aos agricultores.

“Com maior atenção de compradores e vendedores, temos uma chance melhor de cultivar um ambiente de preços mais sensato para cafés especiais verdes nos próximos anos”, disse Peter Roberts, professor da Emory University e coautor do Guia de Transações de Cafés Especiais, à DCN na semana passada.

Este ano, os organizadores também estão fornecendo o que chamam de “relatórios de colheita” individualizados aos doadores de dados no projeto, usando o Guia para contextualizar os preços que foram pagos em 2021. Os relatórios refletem o apelo fundamental do Guia para uma reflexão baseada em dados sobre compras decisões.

“Nunca imaginei que, quando lançamos o Guia de Transações inicial de 2018, teríamos mais de 100 doadores de dados de 23 países diferentes representados no Guia de Transações de 2021”, disse Roberts ao DCN, observando o crescimento do Guia desde sua primeira edição. “Isso nos permite cobrir muito mais da indústria de cafés especiais do que esperávamos inicialmente.”

As informações são do Daily Coffee News. Tradução Juliana Santin

 

Fonte