Na última quinta-feira (07), a região sul do País foi atingida por geadas, registrando as mais baixas temperaturas do ano. No Paraná, plantações de milho e feijão nas regiões de Campo Mourão e Cascavel, e áreas de cultivo de hortaliças em vários pontos do estado, podem ter prejuízos. No Rio Grande do Sul, os termômetros atingiram temperaturas negativas principalmente em áreas de pecuária: -0,2°C em Bagé e -1,4°C em Quaraí, na fronteira com o Uruguai. Em Santa Catarina, a mínima foi de -4,7°C em Urupema, o que é bom para o cultivo de maçãs.

No Paraná, a primeira geada do ano já havia sido registrada no dia 16 de abril, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A cidade mais afetada foi Guarapuava, na região Sudoeste. Hoje, o município que registrou a menor temperatura foi General Carneiro, com -1,6°C, também na região. Segundo a meteorologista Ângela Costa, a preocupação maior é com as plantações de café.

Segundo ela, as previsões apontam para massas de ar polar nas regiões cafeeiras, mas a falta de chuvas pode complicar a situação das lavouras. “A falta de umidade no solo é uma condição que potencializa os danos de uma eventual geada”, explicou a meteorologista. “Já estamos quase há dois anos com déficit hídrico na região cafeeira”, completou.

Dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná, apontam para uma área de 38,1 mil hectares cultivada com lavouras de café. De acordo com a entidade, cerca de 2 mil hectares estão monitorados pelo Alerta Geada, sistema que entrou em funcionamento no estado no começo da semana. A projeção inicial é que a safra de café paranaense atinja 970 mil sacas.

As informações são da Globo Rural.

Fonte