Foi observado recentemente um forte ataque de ácaro vermelho em lavouras de café arábica na região da Zona da Mata mineira, por provável desequilíbrio climático. O ácaro vermelho (Oligonichus O. ilicis) é uma praga considerada de pequena importância em cafeeiros, pois ocorre de forma ocasional, normalmente atacando mais as plantas jovens e, especialmente, na região de café conilon.

A ocorrência e a gravidade do ataque do ácaro vermelho já foi correlacionada com condições de desequilíbrio pelo uso de defensivos nos cafezais, como os fungicidas cúpricos em altas doses, os piretróides e os neonicotinóides. Esses produtos interferem em inimigos naturais e influem, também, na atividade reprodutiva do ácaro. Outro aspecto que influi na ocorrência do ácaro é a situação climática, com efeito de temperaturas altas e déficit hídrico, condicionando a maior gravidade do ataque. 

Observações realizadas na segunda quinzena de março/23, em diversas propriedades e lavouras de café nos municípios de São Domingos das Dores e Imbé de Minas, na Zona da Mata de MG, em altitudes na faixa de 600-800 m, mostraram uma amplitude e gravidade de ataque do ácaro vermelho ainda não relatada. Verificou-se uma ocorrência generalizada, tornando as plantas de café com folhagem bronzeada, sintomas visíveis mesmo de longe. 

Analisando os fatores de desequilíbrio que contribuíram para esse forte ataque do ácaro, verificou-se que o eventual efeito do uso de defensivos foi descartado, já que o ataque ocorreu mesmo em propriedades e lavouras que não usaram quaisquer produtos. Por outro lado, constatou-se, observando os dados de temperatura, chuvas e déficit hídrico, que a situação climática deve ter sido o fator mais importante de desequilíbrio. Em fevereiro/março praticamente não choveu, a temperatura média mensal foi alta (de 24,8ºC) e houve, já, uma situação de déficit hídrico acumulado, conforme pode ser observado na figura 1. 

Figura 1- Deficiências, excedentes, retirada e reposição hídrica em São Domingos das Dores (MG), estação na Fazenda Reunidas L e S – Acumulado do ano de 2023, até 23/03/23


Os sintomas de bronzeamento da folhagem dos cafeeiros por efeito do ataque do ácaro vermelho, são devidos à raspagem, através de seus estiletes, para sua alimentação dos fluidos celulares. Assim, algumas células morrem e dão o aspecto bronzeado nas folhas. 

Nas condições de forte ataque, como o atual, o controle do ácaro vermelho deve ser feito pelo uso de pulverizações com acaricidas ou inseticidas-acaricidas específicos.


Detalhe do bronzeamento da folhagem de cafeeiros, chegando até a queimar folhas bem novinhas, por forte ataque do ácaro vermelho, e o adulto da praga


Plantas de café arábica adultas com forte ataque do ácaro vermelho, atingindo toda a planta, o que é raro, pois normalmente ataca mais o ponteiro das plantas


Aspecto geral de lavoura atacada pelo ácaro vermelho, podendo-se ver, de longe, as plantas mais afetadas com folhagem bronzeada – Imbé de Minas (MG), mar/23

Fonte