Em 2022, a Fenicafé, junto com a Expo Araguari, promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais, se integra ao Café Agro. “Um tradicional café com leite”, garante o prefeito de Araguari, Renato Carvalho, afirmando que a data para realização dos eventos foi escolhida com responsabilidade. “A CaféAgro é muito importante para todos nós, pois representa a retomada, após um longo período de pandemia, das atividades coletivas em nossa cidade em ambiente aberto”, afirma.

Para ele, a união das entidades para realização da Café Agro é um ótimo negócio para todos. “A união da ACA e do Sindicato dos Produtores Rurais fortalece o agronegócio local e regional e ainda eleva o nome do município. Araguari se prepara para estar entre as cem maiores cidades em agronegócio do país, portanto, este evento, é só o começo para a caminhada neste sentido”, destaca.

Como em todos os anos, a Fenicafé se divide em três partes: o 25º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, 22º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e a 24ª Feira de Irrigação em Café do Brasil. O diretor da ACA, Eduardo Mosca, e o Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes detalharam de forma prática como será a programação para esta 25ª edição.

“O primeiro dia é mais voltado para o mercado de café, com destaque para a palestra ´Perspectivas para o agronegócio café no Brasil e no mundo´, com o especialista em Agronegócios do Itaú BBA, César Castro Alves. Logo em seguida, o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, irá traçar um panorama dos 50 anos da cafeicultura do Cerrado Mineiro”, adianta Eduardo Mosca.

No segundo dia, o destaque é para a abertura do Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e também para o “Painel 25 anos: Mulheres na cafeicultura brasileira”. No final do dia, um workshop sobre sustentabilidade na cafeicultura irrigada. Dois outros workshops encerram a Fenicafé, “O uso dos produtos biológicos no sistema de produção do cafeeiro” e “Fisiologia X Nutrição: Produtividade do Cafeeiro”.

Já a 51ª Expo Araguari contará com a participação de artistas conceituados no cenário sertanejo; rodeio; praça de alimentação; concurso da rainha do rodeio; Rancho Prime; Camarote Empresarial e a tradicional exposição de animais. A abertura, no dia 7, será animada pelas duplas Leo & Raphael e Dyogo & Deluca. O segundo dia do evento, 8, terá como atração os veteranos Di Paulo e Paulino. No sábado, é a vez da dupla Fernando & Sorocaba e, para fechar com chave de ouro, domingo, a dupla George Henrique e Rodrigo, donos do hit “Vai lá em Casa Hoje”, umas das músicas mais executadas no Brasil na atualidade.

Durante o lançamento da Fenicafé, foi confirmada a presença do ex-ministro professor Alysson Paolinelli – que foi indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021 pela contribuição e dedicação à agricultura tropical, segurança alimentar e sustentabilidade que as novas tecnologias trouxeram à produção de grãos no Cerrado brasileiro em larga escala.

A Fenicafé é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa Café.

Serviço 
Fenicafé 2022 – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura
Quando: 5 a 7 de abril 
Onde: Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco
Entrada franca para visitação
Mais informações: www.fenicafe.com.br

Fonte