Entre os dias 27 de junho e 4 de julho será realizada a 47ª Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes). Diferente das edições anteriores promovidas no município do Norte de Minas, o evento deste ano será totalmente virtual. Um dos destaques será a Feira da Agricultura Familiar organizada pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A feira contará com a participação de 40 agricultores de sete municípios da região. Será a oportunidade para comercializarem os principais produtos, como doces, quitandas, defumados, bebidas e queijos. As vendas serão on-line. As pessoas que se inscreverem para participar da Expomontes terão acesso aos contatos dos produtores e à lista com os produtos oferecidos.

“Os agricultores também poderão fazer contatos com os clientes para vendas após a feira. Além de expor seus produtos, eles também poderão participar das palestras e das novidades de tecnologias que são mostradas durante a Exposição Agropecuária de Montes Claros”, afirma o gerente regional da Emater-MG, José Arcanjo.

Ele destaca que foram providenciados todos os cuidados para evitar a contaminação pela Covid-19. Além da feira, a Emater-MG também realizará palestras e minicursos, abordando temas como preservação ambiental e processamento de alimentos. Segundo a empresa, na edição virtual de 2020, a Feira da Agricultura Familiar gerou uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 150 mil.

Exposição

A Expomontes é promovida pela Sociedade Rural de Montes Claros e pelo Sindicato Rural de Montes Claros, além de contar com diversos parceiros. A programação da exposição traz leilões, exposição de produtos e animais e palestras sobre inovações tecnológicas.

“Desde que assumimos a nova gestão, analisamos todas as possibilidades para estruturar uma mostra que atenda ao produtor rural e à comunidade, mas que siga todas as medidas de segurança impostas pela pandemia da Covid-19. Estamos organizando, criando ambientes atrativos para que tenhamos êxito e que nossa conduta seja um marco para o fortalecimento da agropecuária no Norte de Minas”, diz Moacyr Basso, presidente da Sociedade Rural de Montes Claros.

Segundo o diretor de leilões da entidade, Osvaldo Miranda, a previsão é de excelentes negócios. “Tradicionalmente os nossos leilões têm ótimas entradas de animais e saídas também. Ao todo, serão sete leilões para um mercado que se encontra bastante aquecido. Vamos apresentar muita qualidade genética, com uma expectativa de valorização recorde”.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site.

Fonte