Na última quinta-feira (22), a Federação dos Cafeicultores do Cerrado divulgou uma carta de solidariedade aos produtores que tiveram suas lavouras atingidas pela forte geada da madrugada da terça-feira (20). Leia abaixo o texto na íntegra:

Prezado(a) Cafeicultor(a),

Nós, da Região do Cerrado Mineiro, estamos enfrentando um momento de grande pesar e desolação diante dos efeitos da geada ocorrida no dia 20 de julho de 2021.

Nos solidarizamos com todos os cafeicultores(as) que tiveram suas lavouras atingidas e que terão sua produção comprometida. Sabemos dos desafios que teremos daqui para frente, bem como de que teremos que resgatar nossa força para continuarmos nossa caminhada na cafeicultura.

O momento exige cautela, equilíbrio e serenidade diante de uma urgência por respostas e alternativas para os danos causados. Nós, da Região do Cerrado Mineiro, por meio de nossas cooperativas: CARPEC, CARMOCER, COOCACER, COAGRIL, COOPADAP, MONTECCER e EXPOCACCER e as associações: ACA, ACARPA, AMOCA, ASSOCAFÉ, ASSOGOTARDO e APPCER, Federação dos Cafeicultores do Cerrado e FUNDACCER, estamos trabalhando, desde a data da ocorrência da geada, em um estudo para mensuração das áreas atingidas e a severidade de sua incidência em nosso território para termos embasamento técnico de suas proporções e, assim, pensar em formas possíveis de ação, desde medidas em politicas públicas até orientações técnicas e mercadológicas, desenvolvidas e estruturadas coletivamente junto aos órgãos competentes.

Vamos comunicar, por meio de nossos canais e por meio dos canais das cooperativas e associações da Região do Cerrado Mineiro, sobre os próximos passos e, enquanto isso, para qualquer dúvida, orientação e/ou apoio que pudermos prestar, nossas instituições seguem à disposição para enfrentarmos este momento em conjunto.

Somos uma região marcada pela Atitude ao longo dos anos, já superamos muitos momentos difíceis e adversos em nossa história e cada passo da nossa trajetória até aqui nos encoraja a superar este momento desolador, semeando a esperança que fortalece a nossa cafeicultura e faz a nossa história ser tão vencedora.

Vamos em frente e contem conosco.

Forte abraço, dos presidentes

FEDERAÇÃO:
Francisco Sérgio de Assis

ASSOCIAÇÕES:
ACARPA: Osvaldo Aparecido Ninin
ACA: Claudio Morales Garcia
AMOCA: Carlos Dorna Alvarez
ASSOGOTARDO: Flávio Márcio Ferreira Silva
APPCER: Carlos Fardin
ASSOCAFÉ: Cléber William Ribeiro do Amaral

FUNDACCER:
Francisco Sérgio de Assis

COOPERATIVAS:
CARMOCER: Cléber William Ribeiro do Amaral
CARPEC: Tarcísio Daniel da Silva
COAGRIL: José Carlos Ferrigolo
COOCACER ARAGUARI: Mário Takanobu Watanabe
COOPADAP: Carlos Alexandre Kiryu
MONTECCER:Francisco Sérgio de Assis
EXPOCACCER: Glaucio de Castro

Fonte