Nesta quinta-feira (2), a illycaffè anunciou o vencedor do Prêmio Ernesto Illy Internacional 2021, premiação concedida – desde 2016 – ao produtor do melhor café sustentável, entre 27 dos melhores produtores de café participantes de nove dos mais importantes países produtores de café.

O vencedor deste ano é Jumboor Estate, da Índia, representado por B.M. Nachappa e eleito o “Melhor dos Melhores” (Best of The Best) por um painel independente de especialistas internacionais em gastronomia e café.

O prêmio “Escolha dos Amantes de Café” (Coffee Lover’s Choice), concedido por um painel de consumidores por meio de uma degustação às cegas organizada em cafés selecionados da illy em todo o mundo, foi concedido ao Proyecto Lift Olopita, da Guatemala, representado por Alfonso Urbina Peralta.

Os 27 finalistas (três de cada país) representam Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia e Nicarágua. O painel internacional – que incluiu os chefs três estrelas Michelin Kyle Connaughton, Viki Geunes e Niko Romito; os jornalistas Josè Carlos Capel, Clark Parkin e Michela Proietti; e os especialistas em café Sunalini Menon, Birhanu Gebis Wuli e Henry Alirio Martínez Salinas – atribuíram o prêmio “Best of The Best” ao Jumboor Estate, da Índia, que eles descreveram como um café intenso que deixa uma sensação sedosa, delicada e macia no palato, realçada por notas de chocolate, caramelo, frutas cítricas, nozes e um toque de frutas.

Jumboor Estate está localizada nos planaltos da parte norte do distrito de Coorg, a uma altitude de 950 a 1000 metros em uma área de solos orgânicos ricos. Fundada em 1870, esta propriedade de 390 hectares cultiva apenas café arábica e produz “Jumboor Gold”, uma variedade de bourbon amarelo de alta qualidade. Para não interferir no escoamento da água pura das montanhas próximas, que é utilizada no processamento do café, as áreas adjacentes aos cursos d’água foram deixadas em seu estado natural, sem plantio ali.

“É a primeira vez que a Índia ganha o Prêmio Ernesto Illy Internacional. Este é um país onde o café é cultivado à sombra de árvores altas, geralmente junto com outras culturas, como pimenta, baunilha, cardamomo e canela. Estou muito feliz que o prestigioso prêmio ‘Best of The Best’ tenha sido atribuído a um produto que é cultivado de forma virtuosa, demonstrando o potencial deste modelo agrícola como forma de alcançar qualidade sustentável”, disse Andrea Illy, presidente da illycaffè.

“O prêmio de reconhecimento da Guatemala, que com seu grupo de pequenos produtores participando do projeto Lift ganhou como melhor café na escolha dos consumidores, também prova que a qualidade continua a ser um importante motor para impulsionar o crescimento sustentável entre as comunidades cafeeiras”, completou.

O Proyecto Lift Olopita, vencedor do prêmio “Coffee Lovers’ Choice”, foi criado em 2017 na Guatemala com o objetivo de reunir pequenos cafeicultores interessados ??em conhecer as melhores práticas agrícolas para a produção de café de alta qualidade. Até o momento, esse projeto reuniu 112 famílias de produtores de café que recebem treinamento e apoio constante do departamento técnico da Mercon Guatemala, exportador de café do qual a illycaffè é parceira, para ajudá-los a se tornarem administradores de pleno direito de suas empresas familiares, garantindo melhores preços para o seu café produzido de forma sustentável.

O evento, que foi realizado mais uma vez de forma on-line, foi apresentado por Lily Cole, modelo e atriz celebrada por seu ativismo em prol da sustentabilidade. A partir da tarde do dia 2 de dezembro, o vídeo da cerimônia de premiação estará disponível no site da illy.

Os 27 finalistas estão listados abaixo, classificados do primeiro ao terceiro lugar em seus respectivos países:

Brasil

1º Fazenda Água Viva – José Marques de Araújo
2º Agro Fonte Alta – Fazenda Fonte Alta
3º Fazenda Sítio Daniella I – Daniella Romano Pelosini

Colômbia

1º Cabildo Coffee Project, Jambaló – Aracely Vitonco
2º Women Coffee Project, Caldono – Griceldina Quinayas
3º Intergenerational Coffee Project, Piendamó – Gerardo Arroyo

Costa Rica

1º Marespi S.A. – Johnny Marín Badilla
2º Coopesabalito R.L. – Warner Quesada Elizondo
3º Coope Atenas R.L. – Juan Carlos Alvarez Ulate

El Salvador

1º Finca Agua Caliente – José Ernesto Borja Papini
2º Finca La Providencia – Fernando Alfaro
3º Finca La Concordia – Carlos Antonio Borja

Etiópia

1º Gera Estate – Alemayehu Dagne
2º Asma International Business Pvt Ltd Co. – Seada Shifa
3º Bechu International Trading Pvt Ltd. Co. – Darmyelesh Bechere

Guatemala

1º Proyecto Lift Olopita – Alfonso Urbina Peralta
2º Finca Joya Grande – Jovita Castillo
3º Finca Peña Blanca – Pablo Chuy Flores

Honduras

1º Finca El Cedrón – Gerardo López
2º Cocasancol – David García
3º Finca Los Liquidambar – José Humberto Ardón Pérez

Índia

1º Jumboor Estate – B.M Nachappa
2º Buskull Estate – Balaraju
3º Hallihithloo Estate – Mahesh Gowda

Nicarágua

1º Proyecto Lift – Holman Vicente Rivera Herrera
2º Finca Santa Isabel – Osman Gregorio Gutiérrez Moreno
3º Finca California – José Neftali Arauz Herrera

Fonte