O relatório sobre o Mercado de Café – Julho 2020, da Organização Internacional do Café (OIC), aponta que o Brasil foi o maior exportador de café solúvel no período de outubro de 2019 a junho de 2020, com vendas ao exterior equivalentes a 2,94 milhões de sacas de 60 kg. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o número foi um pouco menor, com uma queda de 1,8%.

Se for estabelecido um ranking dos seis países produtores de café que mais exportaram café solúvel no período em destaque, constata-se que a Índia ficou em segundo lugar, por ter exportado 1,36 milhão de sacas de solúvel.

Na sequência desse ranking, destacam-se, na terceira colocação, as exportações de café solúvel da Indonésia, que ao atingirem o equivalente a 1,23 milhão de sacas, registraram aumento de 47,3%. Em quarto lugar vem o Vietnã, que é o segundo maior produtor e exportador mundial de café verde, o qual vendeu ao exterior, em nove meses, o correspondente a 1,09 milhão de sacas de solúvel, volume que representou um acréscimo de 11%. Na quinta posição destaca-se o México, com a exportação de 670 mil sacas (11,8% de crescimento). E em sexto lugar a Colômbia, com 630 mil sacas de café solúvel exportadas, as quais registraram um crescimento de 2,4%, também nos citados nove meses em comparação com o mesmo período anterior estudado.

Vale destacar que esses seis países produtores de café responderam por 91,7% do total dessas exportações, acumuladas em nove meses seguidos. Os Estados Unidos, as Filipinas, a Federação Russa, a Polônia e a Malásia foram os principais destinos das exportações do café solúvel no período de outubro de 2019 a junho de 2020.

Em relação ao café torrado, nesses primeiros nove meses do ano-cafeeiro, a OIC aponta que os países produtores de café que mais se destacaram nas exportações foram México, Colômbia, Vietnã, Indonésia e o Brasil, os quais totalizaram 93,1% das exportações.

Para acessar o relatório completo clique aqui.  

As informações são da Embrapa Café (por Lucas Tadeu Ferreira).

Fonte