A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) anunciou a programação técnica da Expocafé 2020, que acontecerá virtualmente entre os dias 14 e 16 de julho. Serão quatro painéis temáticos, dinâmicas de máquinas com oito estações institucionais e sete de empresas parceiras, dicas técnicas e lançamento de publicações sobre o tema café.

Outro destaque serão os estandes virtuais, que permitirão a negociação de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas por meio de uma plataforma de atendimento online, que funcionará de 14 de julho a 14 de agosto.

“Tendo em vista a situação atual imposta pela pandemia e para evitar um hiato entre a Expocafé presencial de 2019 e a de 2021, nós optamos pela versão virtual. A ideia é fazer dessa ferramenta um novo elo entre expositor e consumidor e juntar todo o aporte de informações e tecnologias disponibilizadas pela plataforma ao produtor (palestras ao vivo, vídeos, dicas técnicas), com as novidades e necessidades do mercado”, avalia o coordenador de Negócios da Expocafé, Antônio Nunes.

Programação

No dia 14 de julho, a partir das 18h, acontece o painel “Avanços em cultivares de café”, com a participação de representantes da Epamig, da Fundação Procafé, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que falarão sobre as cultivares de café desenvolvidas e disponibilizadas por essas instituições. As apresentações serão mediadas pelo professor do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Antônio Nazareno.

Neste painel, o coordenador técnico da Expocafé, Cesar Elias Botelho, apresentará cultivares de café desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro, conduzido pela Epamig, além dos resultados preliminares do projeto de validação de cultivares para a cafeicultura mineira, que tem avaliado o desempenho e a produtividade em diferentes microrregiões do estado. No Sul de Minas, a parceria com a Cooxupé tem testado a performance das variedades em 14 áreas distintas. Já no Cerrado Mineiro, em parceria com Federação dos Cafeicultores, os trabalhos acontecem em 25 unidades demonstrativas.

As cafeiculturas orgânica e agroecológica serão tema do painel que ocorrerá no dia 15 de julho, também às 18h. Dentre as palestrantes, estão as pesquisadoras da Epamig Madelaine Venzon, que falará sobre controle biológico de pragas, e Waldênia Melo Moura, que apresentará o tema “Cultivares de café Arábica e Conilon para o cultivo orgânico”. Na quinta-feira (16), às 18h, vão ocorrer dois painéis sobre pós-colheita, às 18h, o foco será a fermentação. Já às 20h, as explanações serão sobre secagem.

Também no dia 16, às 16h, acontece o webinário “Mulheres no Café”, promovido pela Emater-MG. Toda a programação poderá ser acompanhada pelo site www.expocafeoficial.com.br, no qual também estarão acessíveis os estandes virtuais. O conteúdo das dinâmicas de máquinas será disponibilizado em parceria com a Rede Social do Café/Peabirus.

Os atendimentos aos expositores acontecem através do e-mail antonio.expocafe@epamig.br.

A Expocafé é realizada pela Epamig e Governo do Estado de Minas Gerais, com apoio institucional da Prefeitura de Três Pontas, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Ufla, Emater-MG e Consórcio de Pesquisa Café.

As informações são da Epamig (fotos Erasmo Pereira).

Fonte