A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) lançará uma edição especial com os cinco melhores cafés do Cerrado Mineiro, que foram vencedores dos primeiros lugares do 9° Prêmio da Região do Cerrado Mineiro, do Cup of Excellence e do Coffee of The Year.

Produzidos pelos cooperados da Expocaccer, os cafés serão apresentados nesta terça-feira (14), às 16h, em evento na cafeteria da cooperativa, a Dulcerrado, em Patrocínio (MG).

Para cada bebida foi elaborado um tipo de método e harmonização que melhor ressaltou o sabor e as qualidades sensoriais dos cafés. Tudo ficará à disposição gratuitamente para o público.

O lançamento dos campeões contará com a participação dos produtores premiados, que farão uma apresentação dos seus cafés e dos processos de produção realizados, e da jornalista, organizadora da Semana Internacional do Café (SIC) e diretora de conteúdo da Revista Espresso, Mariana Proença, que compartilhará um pouco da sua experiência e da importância dos concursos de qualidade para promoção dos cafés especiais brasileiros.

O evento integra a semana comemorativa do aniversário de 7 anos de funcionamento da Cafeteria Dulcerrado, que será celebrado entre os dias 12 e 18 de dezembro e foi organizado por meio de seu Departamento de Cafés Especiais da Expocaccer, como uma oportunidade de apresentação e promoção dos cafés.

O lançamento será marcado ainda pela entrega de cheques simbólicos aos produtores que tiveram seus cafés arrematados no Leilão do 9° Prêmio da Região do Cerrado Mineiro e também à Escola Estadual Irmã Gislene, instituição indicada pela Expocaccer, que concorreu ao Troféu Escola de Atitude do prêmio. 

Produtores e Cafés Campeões

Ao todo, serão apresentados cafés nas variedades natural, fermentação induzida e cereja descascado, esta última com a primeira produção orgânica premiada na história da Região do Cerrado Mineiro, do produtor Ricardo Bartholo.

Bartholo é cooperado e ex-presidente da Expocaccer. Sempre engajado nas práticas sustentáveis, há 4 anos decidiu inovar e se dedicar a produção de cafés orgânicos, com alto rigor de qualidade. O resultado da inovação foi o primeiro lugar do 9° Prêmio da Região do Cerado Mineiro e outro marco histórico para a Região: o de café mais caro arrematado em um leilão de premiação no Cerrado Mineiro, com a venda da saca por R$ 55 mil.

O café de Ricardo Bartholo, da Fazenda 5 Estrelas, teve 89,18 pontos na qualidade e o cafeicultor já havia se destacado no pódio da Etapa Campeões Expocaccer, ocupando o primeiro lugar com a mesma qualidade de café no concurso da cooperativa.

Na categoria natural, com pontuação de 89,86, o primeiro lugar ficou com o produtor Danilo Barbosa, que também foi o campeão da Etapa Expocaccer. Danilo pertence a uma família de cafeicultores e qualidade é a sua meta.

Um produtor revelação foi o cooperado da Expocaccer, Agilmar Ferreira Pinto, carinhosamente conhecido como Ferrinho, que se consagrou campeão em sua primeira produção de qualidade e em sua primeira participação em um concurso de cafés, com o café de 89,25.

Ainda falando em campeões, este ano a Expocaccer teve também outros dois destaques no pódio de importantes concursos nacional e internacional: o Coffee of The Year e o Cup of Excellence (COE).

No Coffee of The Year, concurso que ocorre durante a Semana Internacional do Café, incentiva o desenvolvimento de novas origens e o aprimoramento da produção, o café de 90,83 pontos, do Elmiro Alves do Nascimento, foi eleito o melhor do ano, dentre os 200 finalistas.

Para completar a alegria da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, no Cup of Excellence o grande campeão da edição foi o cooperado Vitor Barbosa, da Fazenda Cachoeira, de Carmo do Paranaíba (MG). Vitor, filho do cafeicultor Danilo Barbosa, conquistou o primeiro lugar com um catuaí amarelo, de 90.50 pontos.

Edição Raridades Dulcerrado

Este é o segundo ano da edição que prestigia e apresenta aos apreciadores de cafés especiais os grãos produzidos pelos cooperados da Expocaccer que foram premiados nos principais concursos de qualidade do Brasil e do mundo.

Em embalagens especialmente desenvolvidas, os consumidores podem adquirir os cafés das edições limitadas em pacotes de 250g torrado, em grãos, moído, na própria cafeteria ou na loja on-line da Dulcerrado, pelo site.

As informações são da Expocaccer.

Fonte