Por Gabriela Kaneto

Na noite da última quarta-feira (30), a cidade de Uberlândia foi palco do 10º Prêmio Região do Cerrado Mineiro. O evento contou com uma grande festa no Palácio de Cristal, com direito a apresentação teatral contando os detalhes da região, comidas típicas, drinques com café, música e muita emoção! 



Com o intuito de reconhecer o trabalho dos cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro, além de promover a Denominação de Origem, a primeira conquistada para café no Brasil, a edição registrou um novo recorde de amostras inscritas: 370! As categorias disputadas foram Cereja Descascado, Fermentação Induzida e Natural.

Na categoria Cereja Descascado, o campeão do ano foi José Aparecido Naimeg, da Fazenda Pântano I, associado da cooperativa Expoccacer. Seu café bateu 90,05 pontos e apresentou notas florais, mel, caldo de cana e rapadura, com corpo amanteigado e acidez málica. Na sequência ficaram os produtores Eduardo Henrique S. Pereira, da Fazenda Abaete dos Mendes, Pouso Alegre e Tombado, em segundo lugar, e Maria Aparecida F. Pires Ruiz, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em terceiro.


Comemoração de José Aparecido Naimeg, primeiro lugar na categoria Cereja Descascado

Quanto à Fermentação Induzida, o vencedor foi para Agilmar Ferreira Pinto, da Fazenda Boqueirão, parceiro da Expocaccer, que pontuou 88,75. De acordo com a avaliação, o sensorial da bebida contou com notas florais, frutas vermelhas (com destaque para morango, cereja e framboesa), melaço e rapadura. O pódio foi composto por Lázaro Ribeiro de Oliveira, da Fazenda Congonhas, em segundo, e Ismael José de Andrade, da Fazenda Paiolinho, na terceira posição.


Comemoração de Agilmar Ferreira Pinto, primeiro lugar na categoria Fermentação Induzida

Já na categoria Natural, o prêmio foi para o produtor Jorge Fernando Naimeg, da Fazenda Londrina, também cooperado da Expocaccer. Batendo 90,94 pontos, o café apresentou notas florais, de rapadura, açúcar mascavo, frutas vermelhas e mel. O vice-campeão foi Guilherme Sebastião F. Romão, da Fazenda Esmeril, e, em terceiro, o cafeicultor Enivaldo Marinho Pereira, da Fazenda Cachoeira/Cruzeiro. 


Comemoração de Jorge Fernando Naimeg, primeiro lugar na categoria Natural

O evento também foi marcado pela celebração dos 50 anos da cafeicultura no Cerrado Mineiro e pela participação das mulheres, com o Troféu Atitude. A Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes, juntamente com a Superintendente da Coocacer Araguari, Eliane Cristina, homenagearam as cooperadas da Expocaccer Paula Urtado e Maria Aparecida Ruiz, por terem suas amostras classificadas como as três melhores do concurso.

Durante a cerimônia, a Expocaccer foi reconhecida também como o canal exportador que mais lacrou cafés com selos da Região do Cerrado Mineiro. Em outro momento de destaque, a cooperativa teve a classificadora Rosângela Soares homenageada pela classificação das amostras campeãs.

Categoria Cereja Descascado

1º José Aparecido Naimeg, da Expocaccer, com 90,05 pontos
2º Eduardo Henrique S. Pereira, da Carmoccer, com 89,13 pontos
3º Maria Aparecida F. Pires Ruiz, da Expocaccer, com 88,28 pontos

Categoria Fermentação Induzida

1º Agilmar Ferreira Pinto, da Expocaccer, com 88,75 pontos
2º Lázaro Ribeiro de Oliveira, da Expocaccer, com 87,79 pontos
3º Ismael José de Andrade, da Carpec, com 87,70 pontos 

Categoria Natural

1º Jorge Fernando Naimeg, da Expocaccer, com 90,94 pontos
2º Guilherme Sebastião Fernandes Romão, da Expocaccer, com 89,53 pontos
3º Enivaldo Marinho Pereira, da Carmoccer, com 89,03 pontos

Ao final do evento, foi realizado o leilão com os cafés campeões do 10º Prêmio. O consórcio formado pela Expocaccer, Nucoffee, Café Cajubá e Sebrae arrematou a saca de 60 kg de Jorge Fernando Naimeg, por R$ 62.017.000, novo recorde de valor da premiação.

O evento foi promovido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio do Sebrae Minas, o evento contou com realização das cooperativas Carmocer, Carpec, Coagril, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocaccer e MonteCCer, integrando, ainda, seis associações como apoiadoras: Acarpa, ACA, Assogotardo, Assocafé, Amoca e Appcer.

Fonte