A longa estiagem tem tomado espaço nas rodas de conversas e notícias diárias. Não por acaso, o enfrentamento das mudanças climáticas e a disponibilidade hídrica no agronegócio será o tema do Terças do Agro nesta terça-feira (19), das 10h às 12h. O evento, realizado pelas unidades da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, reunirá 14 especialistas de diversas áreas do agronegócio. Duas pesquisadoras do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) estarão no time de palestrantes: Regina Célia de Matos Pires e Angelica Prela Pantano.

As cientistas trarão informações sobre os desafios da produção agrícola sustentável, com foco nas culturas de citros, cana e café. O Terças do Agro é transmitido ao vivo no canal do YouTube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. As inscrições devem ser feitas aqui.

A pesquisadora Angelica Pantano irá apresentar os boletins agrometerológicos mensais direcionados às regiões produtoras de café do estado de São Paulo. “Nesses boletins falamos das condições climáticas observadas no mês corrente, incluindo temperaturas, chuvas, eventos extremos, condições de umidade do solo e possíveis danos nas lavouras”, comenta. Essas informações são geradas e interpretadas por meio de balanço hídrico. O IAC também disponibiliza, em parceria com a empresa Rural Clima, as previsões climáticas para o mês seguinte.”Em setembro, as análises ainda mostram déficit hídrico em todas as regiões cafeicultoras paulistas, com destaque especial para as áreas que foram afetadas pelas geadas e seca”, afirma Angelica.

Os cafezais paulistas, que aguardaram as primeiras chuvas ocorridas nos primeiros dez dias de outubro, estão em condição de florescimento. “De acordo com as previsões, em outubro teremos o retorno das chuvas, o que dará condições para a florada principal e pegamento dos frutos”, comenta.

Desde janeiro deste ano, quando tiveram início esses boletins, duas edições tiveram maior destaque: a de julho, em função da ocorrência de geadas, e a de outubro, devido à volta das chuvas e floradas do café. Essas informações referentes ao presente mês serão veiculadas na edição de novembro. Os boletins são disponibilizados até o dia 5 de cada mês, com acesso gratuito no site.

A elaboração e divulgação dos boletins fazem parte do projeto de Monitoramento climático de regiões cafeeiras paulistas, financiado pelo Consórcio Café.

As duas tecnologias que serão apresentadas pelas pesquisadoras do IAC no Terças do Agro constituem entregas tecnológicas do IAC no programa do Governo do Estado de São Paulo. Até 2022, os seis Institutos e 11 Polos Regionais de pesquisas ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria, disponibilizarão 150 tecnologias a todas as cadeias de produção do agro. Neste ano, a meta é disponibilizar 50 tecnologias na área de agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, economia, processamento de alimentos e sanidade.

O que são as Terças do Agro

O evento on-line Terças do Agro é uma iniciativa conjunta dos Institutos de Pesquisa e Polos Regionais da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócio (APTA), da Secretaria e Agricultura, e do Instituto iCorps Brasil. “As Terças do Agro têm agregado esforços para a realização de debates de temas estratégicos voltados ao agronegócio brasileiro. Reúnem especialistas das Instituições de Pesquisa da Secretaria de Agricultura, das empresas com forte atuação no setor e das novas empresas nascentes de base tecnológica”, afirma Lilian Cristina Anefalos, pesquisadora do IAC e uma das organizadoras da série.

O Terças do Agro teve início em junho, completando este mês as cinco edições previstas para 2021, com participação dos Núcleos de Inovação Tecnológica e dos Centros de Programação de Pesquisa dos Institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Em 2022, haverá continuidade.

Serviço
Terças do Agro: Enfrentamento das mudanças climáticas e disponibilidade hídrica no agronegócio
Data: 19 de outubro
Horário: 10h às 12h
Onde: www.youtube.com/agriculturasp
Informações: nitiac@iac.sp.gov.br

Fonte