Com o objetivo de impulsionar a inovação e a transformação no setor cafeeiro, estão abertas as inscrições para o Summit Empreendedoras do Café 2023, que será realizado no dia 12 de maio, no teatro do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG). 

O evento é promovido pela Associação Mulheres Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí, região da Mantiqueira de Minas, e contará com a presença de nomes importantes do mercado. A programação apresenta palestras, espaços para networking e exposições culturais, históricas e de produtos.

O destaque dos assuntos a serem abordados será a importância do café especial e da cafeicultura no território brasileiro, um produto de alta qualidade que apresenta características únicas de aroma, sabor e corpo, resultado de uma produção cuidadosa e sustentável. 

“O evento é uma oportunidade única para os interessados e produtores de café aprenderem sobre inovação e tecnologia, fazerem conexões e se inspirarem com as visões de negócios”, ressaltou a cafeicultora e Presidente da Associação Mulheres Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí, Daniele Alckmin Carvalho Mohallem.

Uma das novidades do Summit será a presença do Museu do Café, de Santos (SP), que trará para o evento uma exposição itinerante sobre os Imigrantes do Café e, para o público infantil, o Cafezalzinho uma área exclusiva com o intuito de proporcionar experiências lúdicas e educativas às crianças e familiares.

Inscrições

Para participar, basta se inscrever no site ou pelo link. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. A organização solicita apenas a doação de um produto de limpeza, para que sejam encaminhados à instituições de caridade de Santa Rita do Sapucaí (MG). Veja a programação completa no site ou nas redes sociais do grupo.

Programação das palestras:

“Empreendedorismo: Realizar para protagonizar”, com Angelita Marisa Cadoná (presidente do Sicredi – Conexão)

Entrevista exclusiva direto de Londres com Vanusia Nogueira, diretora-executiva da Organização Internacional do Café (OIC). Entrevistadora: Luisa Nogueira (Play no Agro)

“ESG e crédito de carbono na prática – Como gerar valor ao seu negócio”, com Claudia Leite (Hilo Consultoria) e o produtor Eduardo Ferreira de Sousa (Fazenda Pedra Preta)

“Sucessão: Planejamento patrimonial, tributário e familiar. Aprenda com especialistas”, com Dr. Fernando Castellani (CCHDC) e Matheus Trolesi (IPECONT)

“Comercialização de cafés: Conheça novas realidades e oportunidades”, com Isabela Pascoal (Daterra Coffee), Edgard Bressani (Latitude Coffee) e Marcelo Pedrosa (Volcafé)

“Produção de café: Redução de custos, gestão, produtividade e inovações tecnológicas no campo”, com Gustavo Rennó (engenheiro agrônomo e apresentador do programa No Pé do Café)

“Agro é pertencer, é realizar, é evoluir”, com Camila Telles (produtora rural, comunicadora e especialista em marketing)

Sobre a Associação Mulheres Empreendedoras do Café

 A Associação Mulheres Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí (MG) é uma entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino na cadeia do café, promovendo a capacitação e fortalecimento do setor.

O grupo, formado por 125 mulheres líderes em diversas frentes de trabalho em Santa Rita do Sapucaí, foi criado em 2018, quando quatro mulheres produtoras de café especial decidiram se unir para falar sobre cafeicultura e ganhar mais representatividade. Nesses cinco anos de atuação, o grupo tem se destacado no mercado com a produção de cafés especiais e o fortalecimento de relações, atraindo novas participantes.

Além disso, a Associação Mulheres Empreendedoras do Café promove eventos e cursos de capacitação para as associadas, com o objetivo de aprimorar as habilidades e competências das empreendedoras. As atividades incluem palestras, workshops, rodas de conversa e visitas técnicas, participações em feiras nacionais e internacionais de café, sempre voltadas para o desenvolvimento do setor cafeeiro e para o fortalecimento econômico de todos que fazem parte da rede. A instituição também promove atividades voltadas para educação nas escolas sobre o protagonismo e o desenvolvimento do café entre as gerações.

Serviço
Summit Empreendedoras do Café
Quando: 12 de abril
Horário: 8h
Onde: Inatel – Santa Rita do Sapucaí (MG)
Mais informações e inscrições: www.empreendedorasdocafesrs.com.br

Fonte