As primeiras mudas de café conilon, produzidas nos campos experimentais da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), em Leopoldina e Oratórios, na Zona da Mata Mineira, acabam de ser comercializadas. O lote, com sete mil mudas, foi adquirido por um único cafeicultor do município de Raul Soares, também na região.

A produção das mudas clonais de conilon faz parte do projeto Expansão do Cultivo de Café Conilon no Leste de Minas Gerais, financiado pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária). Seu objetivo é contribuir para que 292 municípios nas áreas baixas e quentes do estado, especialmente no leste, possam produzir café conilon – pois essas são características climáticas favoráveis para a espécie canéforas e desfavoráveis para o cultivo do arábica.


Foto: Arley Fonseca

Este é o primeiro lote comercial produzido, e o material genético usado foi cedido pelo Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural). O material genético é oriundo de quatro cultivares capixabas: centenária ES8132, diamante ES8112, jequitibá ES8122 e marilândia ES8143. 

O engenheiro agrônomo Fábio Tancredi, coordenador da iniciativa, explica que cultivares clonais são compostas por um grupo de diferentes clones. Para que a quantidade oferecida não fosse pequena, decidiu-se por mudas de duas cultivares neste primeiro lote – diamante ES8112 e marilândia ES8143.

Alguns municípios mineiros já cultivam conilon, mas ainda não há materiais genéticos registrados no MAPA recomendados para cultivo no estado. Além de conduzir experimentos para avaliar a adaptabilidade das quatro cultivares do Espírito Santo, a Epamig também conta com um projeto de melhoramento genético de conilon, com o objetivo de registrar materiais genéticos desenvolvidos para as condições mineiras.

A expectativa da Epamig em 2024 é produzir 30 mil mudas. As encomendas devem começar a partir de maio. Os interessados podem fazer reservas na Assessoria de Negócios Agropecuários (Asagro), pelo telefone (31) 3489-5060 ou pelo  e-mail [email protected]

Fonte