Nesta sexta-feira (8), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) participa do Encontro Tecnológico Café Conilon, que acontece na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município de Patrocínio do Muriaé (MG), a partir das 8h. O evento, gratuito e aberto ao público, será composto por palestras sobre diferentes aspectos agronômicos e socioeconômicos da cultura do café conilon, apresentadas por especialistas, produtores e pesquisadores.

No final do encontro, os participantes farão uma visita técnica a uma lavoura de um produtor local que cultiva a variedade, para conferirem, na prática, como se dá a implantação da cultura.

O evento é realizado por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Patrocínio do Muriaé, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Epamig, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater-MG) e Sicoob/Credisudeste, e tem o apoio do Consórcio Pesquisa Café e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A ideia de realizar um encontro tecnológico surgiu após a Secretaria Municipal de Agricultura e o escritório local da Emater-MG entrarem em contato com a Epamig, em busca de tecnologias e informações sobre o café conilon. “O objetivo dessa parceria é estimular a diversificação da produção agrícola de Patrocínio do Muriaé, apresentando aos produtores novas culturas viáveis para o município. Nesse sentido, o conilon é uma boa opção, pois é uma variedade de café adaptada a regiões de menores altitudes, quentes e com restrições hídricas”, destaca a pesquisadora da Epamig, Waldênia Moura.

A pesquisadora ministrará a palestra “Cultivo do café conilon”, na qual apresentará informações sobre implantação e condução de lavouras para se manter bons índices de produtividade, além de outros aspectos da cultura. “Pretendo falar sobre a importância da aquisição de mudas de todos os clones que compõem uma cultivar clonal, para garantir a polinização cruzada, que é algo específico da espécie conilon, e que pode afetar a produtividade das lavouras caso os produtores não estejam devidamente orientados”, explica Waldênia. “Vou focar também na adubação e no manejo dos cafeeiros na fase de formação, que irá prepará-los para o sistema de poda programada e garantir elevadas produtividades”, finaliza.

Serviço
1º Encontro Tecnológico Café Conilon
Quando: 8 de dezembro
Horário: 8h às 12h
Onde: Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo  –  Avenida Silveira Brum, s/n, Centro (antiga Estação Ferroviária) – Patrocínio do Muriaé (MG)

Fonte