A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) deseja firmar novas parcerias com empresas e startups do ramo do agronegócio. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de novos produtos e processos agropecuários para resolver problemas dos homens e mulheres do campo.

De acordo com a pesquisadora da Epamig, Cristiane Viana, inovações são soluções capazes de resolver problemas, tornar processos mais eficientes, diminuir custos e maximizar resultados, com foco em um mercado que está cada vez mais competitivo. “A inovação é uma porta para um mundo de possibilidades. Inovar é o diferencial de cada organização. Se uma empresa não possui esse diferencial, ela está fadada a perder espaço e, consequentemente, clientes”, afirma Cristiane.

A pesquisadora explica que firmar parcerias com a Epamig é estratégico porque a empresa conta com ampla estrutura em diversos municípios de Minas Gerais. No total, a Epamig possui 22 Campos Experimentais localizados de Norte a Sul do estado. As fazendas são equipadas com laboratórios, espaços de produção vegetal e animal e locais para realização de eventos. Também, possui dois Institutos de Ensino localizados em Juiz de Fora (MG) e Pitangui (MG).

Para atender as reais demandas do agro mineiro e nacional, são desenvolvidas pesquisas nas áreas de agroecologia, bovinocultura, cafeicultura, olericultura, fruticultura, grãos, leite e derivados, olivicultura, recursos hídricos, vitivinicultura, floricultura, plantas medicinais e biotecnologia.

“Por esses motivos somos um parceiro diferenciado para startups e empresas que desejam desenvolver pesquisas e testar produtos. Além disso, possuímos um corpo técnico de mais de 100 pesquisadores qualificados para auxiliar nas etapas de desenvolvimento de novas tecnologias”, afirma Cristiane.

As empresas e startups interessadas em firmar parcerias com a Epamig devem procurar o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), considerado a porta de entrada para a instituição. O NIT tem a missão de prospectar novas oportunidades de negócios e identificar os melhores profissionais e pesquisadores da Epamig para atender as demandas dos parceiros.

“O Núcleo de Inovação Tecnológica faz com que o conhecimento e as novas tecnologias geradas pela Epamig, em parceria com empresas e instituições, cheguem até os produtores rurais e, principalmente, no mercado. O resultado disso é o agronegócio mineiro e brasileiro cada vez mais competitivo”, relata Cristiane Viana.

A pesquisadora conta, ainda, que para garantir a titularidade de cada produto, processo ou serviço gerado, é necessário protegê-los, ação que garante a propriedade intelectual. Em seguida, é preciso valorizar esses produtos, processos ou serviços e, enfim, negociá-los com o público.

Os interessados em entrar em contato com o NIT da Epamig devem ligar para (31) 3489-5085 ou escrever para nitepamig@epamig.br. A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

As informações são da Comunicação Epamig.

Fonte