A produtora da Fazenda Capoeira, Marisa Contreras, realizou o 7º Encontro Mulher do Café, em Areado (MG). O tema desse ano foi “Café e as redes do afeto”, e reuniu o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS produtoras, empresas do setor, e os palestrantes Pedro Lima, presidente do Grupo 3 Corações; Paulo Hermann, ex-presidente da John Deere Brasil, Professor Tejon, escritor e sócio-diretor da Biomarketing. Representou o Sistema FAEMG a superintendente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo, Silvana Novais, o gerente do Sistema na Regional de Passos, Rogger Miranda Coelho, a analista de agronegócios Ana Carolina Gomes e presidentes de Sindicatos.

Ao reunir produtoras de diversas regiões, o evento propõe o estímulo ao debate e o conhecimento do mercado através de várias palestras com informações das várias cadeias do negócio. No evento desse ano, as possibilidades de crescimento, as perspectivas de produção para o agronegócio brasileiro e o marketing foram apresentados as produtoras.

“Meu coração está em festa por realizar o sétimo evento com sucesso. Eu acredito que o sucesso é uma força sobrenatural, vem de Deus essa energia. Tenho muita vontade de me conectar com pessoas e que outras produtoras tenham oportunidade de ouvir pessoas tão queridas e que trazem uma visão de mundo tão extraordinária. Em 2023 o encontro, se Deus quiser, será ainda mais grandioso”, Marisa Contreras, gestora da fazenda Capoeira.

A superintendente do INAES, Silvana Novais, que acompanha o evento há várias edições, destaca que essa é uma grande oportunidade para as produtoras se encontrarem e trocarem experiências e soluções para as suas atividades. “A importância desse encontro é conectar pessoas, dar acesso a palestrantes e conteúdo que não fazem parte do seu dia a dia, mas que atendem colocações feitas por elas durante o ano. Com o conhecimento adquirido, umas apoiam as outras e esse saber é difundido ao longo do ano nos grupos. Nós, como instituição, ouvimos o que as produtoras precisam e tentamos ao longo do ano trazer soluções para os seus problemas, além de mostrar as oportunidades que o Sistema FAEMG proporciona e como elas podem estar junto”.

A produtora Carmem Lucia Chaves de Brito, de Três Pontas, acompanha o projeto desde o seu início e destaca que a Marisa Contreras é uma guerreira. “Ela está nos dizendo nas entrelinhas: mulheres precisamos nos unir para de fato mostrar ao mundo para que nós chegamos. Mostrar para o agro a importância de estarmos ao lado desses grandes homens que escreveram a história do agronegócio, da cafeicultura brasileira”.

Carmem também destaca que é uma honra participar desse processo e dar continuidade ao trabalho iniciado pelos homens. “Esse trabalho da Marisa quando nos agrega gera uma energia, uma força muito positiva e nos alimenta. Nós nos fortalecemos umas nas outras e, isso, de fato nos empodera e mostra que é possível sair dos bastidores. As mulheres sempre estiveram nos bastidores. Eu cresci em uma fazenda coma minha mãe ajudando o meu pai. Quantas mulheres estiveram no campo, na colheita, nos tratos culturais e não eram lembradas. O importante é dizer para as produtoras que vamos chegar juntas, nos capacitando, buscando conhecimentos e que temos capacidade para avançar o nosso agro. Esse encontro é para isso. A mulher está descobrindo que ela pode e faz a diferença no agro brasileiro”.

Para a diretora executiva da Exportadora de Café Guaxupé, Flávia Barbosa, o evento é importante por unir todos os elos da cadeia produtiva, por trazer uma visão geral do café. “Não é só um evento de produtoras, mas que reúne as cadeias do negócio, o comércio e a indústria. Ter uma visão geral do negócio e conviver com pessoas de vários segmentos é muito importante. Eu acredito que da nossa parte ficamos mais próximos das demandas, o que as produtoras buscam e o que é desenvolvido em outros lugares. Esse é um encontro diferente e acabamos fazendo contato com muitos setores, o que amplia o aprendizado”.

“Primeiramente nós temos que ter gratidão por tudo o que estamos passando, vivendo e as oportunidades de nós mulheres participar de um grande segmento como o agronegócio, uma mulher alavancando a outra e levando esse agro a frente. É muito importante para todas as áreas da produção do café, dos grãos da mulher viver esse momento ímpar de ocupar espaços que era para nós. A nossa conexão é uma força muito positiva. O nosso grupo começou com oito produtoras e hoje somos 250 olhando na mesma direção. É muito gratificante passar por esse processo todo e mostrar ao Brasil e ao mundo essa força das mulheres”, Elvira Alice de Souza Ribeiro Terra, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas.

As informações são da Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Passos (Por Denise Bueno)

Fonte