Na última semana, em Belo Horizonte (MG), representantes da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Poços de Caldas se reuniram com a empresa VLI, concessionária da linha férrea que realiza transporte de minério em Poços. A ideia foi debater o projeto da Ferrocafé, a ferrovia que visa exportar café do Sul de Minas até o Porto de Santos e de lá para o mundo.

A ideia é implantar o terminal multimodal de cargas, indispensável para a importação direta de matéria-prima e, principalmente, exportar a produção de diversos itens produzidos no município, sendo o principal o café produzido na região vulcânica de Poços de Caldas e cidades vizinhas.

Durante a reunião com os representantes da empresa, foi apresentado um estudo de viabilidade econômica, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Poços de Caldas. “Nosso objetivo está mais perto de se tornar realidade”, destaca o secretário Thiago Mariano.

Segundo o titular da Sedet, a proposta foi bem recebida pelos representantes da empresa e inclusive já foi marcado um simpósio em Poços de Caldas, que acontecerá no dia 6 de agosto, para apresentar a viabilidade técnica e econômica do terminal multimodal no município.

O assunto também foi tratado na Codemge, quando foi levada a proposta para que a empresa estatal conduza o projeto executivo do terminal. 

As informações são da Onda Poços.

Fonte