O projeto Rede Café, uma parceria do Governo do Estado de Rondônia por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDEC e sob a coordenação da Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), acompanha seis propriedades rurais de Rondônia e avaliam as características agronômicas dos principais clones de café canéfora plantados no Estado.



Foto: Muda de Café Clonal na Und. Experimental de Cujubim – Foto: Alexsandro Teixeira

A instalação das Unidades Experimentais (UE) teve início no mês de fevereiro, nas propriedades localizadas nos municípios de Alta Florestal do Oeste, Cacoal, São Miguel do Guaporé e Seringueiras. Em 10 de março foi instalada a unidade do município de Cujubim. Essa etapa do projeto será concluída até o final do mês com a instalação da UE do município de Rolim de Moura.

Essa é uma forma de oferecer a esses produtores subsídios e informações técnicas. As propriedades selecionadas se inscreveram no processo seletivo em 2021 e os principais critérios para a escolha desses locais foram a localização da propriedade nos principais polos cafeeiros do estado e a logística de acesso à área onde será instalado a UE, visando a realização de eventos, capacitações e dias de campo.

O projeto Rede Café foi lançado em fevereiro de 2021, com a assinatura de convênio entre o Governo de Rondônia e a Embrapa. Para a execução do projeto, o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (CONDER) aprovou a liberação recursos do Fundo de Desenvolvimento Industrial de Rondônia (FIDER), por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDEC.

Equipes da Embrapa Rondônia, Emater-RO, Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia – SEAGRI, Universidade Federal de Rondônia – UNIR, produtores e viveiristas de café estão integrados nesse projeto, que conta também com o apoio da Câmara Setorial do Café de Rondônia, MAPA e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON.

Ao todo, serão avaliados 64 clones de café canéfora, sendo 52 clones desenvolvidos pelos próprios cafeicultores, seis clones da Embrapa e seis cultivares testemunhas. As avaliações serão conduzidas durante quatro safras de produção, em 6 unidades experimentais, com área aproximada de 0,5 hectares, instaladas nos principais polos cafeeiros do estado.

No projeto, serão analisadas diversas características como produtividade e tamanho dos grãos, uniformidade de maturação dos frutos, arquitetura das plantas para mecanização da colheita, rendimento industrial, tombamento das hastes, qualidade de bebida, resistência à nematoides, tolerância a pragas e doenças. Ao final do projeto, será elaborada uma ficha técnica para cada clone avaliado, com as informações agronômicas e qualitativas, que serão disponibilizadas aos produtores responsáveis que desenvolveram cada clone – detentores do material genético.

Com essas informações, o produtor poderá realizar o registro do material genético junto ao Registro Nacional de Cultivares – RNC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. As cultivares poderão ser recomendadas para todo o estado, fortalecendo ainda mais a cafeicultura na região.

As informações são da Embrapa Rondônia (por Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira)

 

Fonte