Entre os dias 23 e 28 de maio, a Embrapa estará presente na Rondônia Rural Show, no município de Ji-Paraná. O público que passar pela vitrine e estande institucional poderá conhecer diversas soluções tecnológicas entre mais de 60 cultivares, aplicativos digitais, publicações e ações de pesquisa para melhorar o trabalho e a vida de mulheres e homens no campo.

“Será apresentado a forrageira BRS Integra, que tem elevado potencial para incorporação nos sistemas de produção de grãos desenvolvidos no estado. Além da nova geração de inoculantes lançados pela Embrapa em parceria com a iniciativa privada, com elevado potencial de inovação agropecuária”, destaca o chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Rondônia, Davi de Oliveira.

Os visitantes da Vitrine Tecnológica da Embrapa conhecerão, em primeira mão, a BRS 1668. A cultivar de mandioca é fruto de pesquisa da Unidade e busca atender uma das cadeias produtivas mais importantes para a agricultura familiar rondoniense. A cultivar tem como características principais a precocidade, o cozimento rápido e o sabor diferenciado. Em fase de registro, estará disponível no mercado em 2023.   

Vitrine Tecnológica da Embrapa

Para este ano, mais de 60 cultivares de plantas desenvolvidas pela Embrapa e recomendadas para a região serão apresentadas na Vitrine Tecnológica. No local, os visitantes conhecerão os clonais de café, cultivares de soja, arroz, feijão-caupi, feijão-guandu, gergelim, milho, sorgo, algodão, girassol, forrageiras, bananeiras, açaí, mandioca.

Lançamento do projeto Rede Café

O projeto “Rede de avaliação de clones de café no Estado de Rondônia”, também chamado de Projeto Rede Café, será lançado oficialmente durante a Rondônia Rural Show. Parceria da Embrapa Rondônia com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), o projeto busca caracterizar os clones de café desenvolvidos por viveiristas e cafeicultores rondonienses. 

Os resultados vão permitir que o próprio produtor possa registrar seu clone como cultivar no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A solenidade está prevista para acontecer no dia 24 (terça-feira), no período da manhã, na Vitrine Tecnológica da Embrapa, com homenagens aos produtores parceiros.

Serviço
Embrapa na 9ª Rondônia Rural Show
Quando: 23 a 28 de maio de 2022
Horário: 8h às 18h
Onde: Centro Tecnológico Vandeci Rack, Rodovia BR 364, km 333 – Ji-Paraná/RO
Entrada gratuita
Mais informações: www.rondoniaruralshow.ro.gov.br

As informações são da Embrapa (por Fabiano Estanislau).

Fonte