A Emater-MG disponibilizou em seu site a relação dos  finalistas do 18º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. São 15 amostras da categoria café natural e 16 amostras da categoria café cereja descascado/desmucilado ou despolpado. Os nomes dos vencedores da premiação serão relevados em uma live especial, a ser realizada no dia 10 de dezembro, no canal da Emater-MG no YouTube, às 14h. Para conferir a lista dos finalistas, clique AQUI.

Na etapa final do concurso, que ocorreu no dia 29 de novembro, em uma das lojas da rede Verdemar, em Belo Horizonte, as amostras foram submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), sendo observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global. Segundo os jurados do concurso, os grãos concorrentes este ano são de excelente qualidade e devem atingir notas muito altas.

Na solenidade de encerramento do concurso e divulgação dos vencedores da premiação, serão conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora (Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas) em cada categoria e o grande campeão estadual (a maior nota do concurso). Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). Neste ano, o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu 1.557 inscrições.

Fonte