O que deve ser considerado antes de investir neste setor?

Além dos desafios relacionados à infraestrutura de investir em Uganda, como cortes freqüentes de energia que podem afetar significativamente seus negócios, a menos que você invista em soluções de backup, existem alguns PROS e CONS principais antes de investir neste setor.

PROS

Como destaquei no resumo do artigo, a oportunidade de investir em um negócio de cafeteria no Uganda é impulsionada por três fatores principais e, portanto, pelos PROS:

1) A crescente classe média em Uganda.

A classe média de qualquer país é importante para um tipo de negócio "estilo de vida", como uma cafeteria. No Uganda, essa classe está crescendo. Em 2010, foi estimado em 32,6%, ante 28,7% em 2006. Assumindo um crescimento constante, eu estimo em 36% em 2013.

A demanda por esse negócio deve continuar crescendo. Isso é consistente com as tendências de outros países, como o Brasil, onde o crescimento da classe média fez com que o consumo de café aumentasse mais de 350% entre 2004 e 2012.

2) Uganda é o terceiro maior produtor de café da África.

Cerca de 6% da população de Uganda depende diretamente do café para sua subsistência e, como resultado, sem contar a cadeia de valor indireta, incluindo exportadores e processadores.

Acredito que, devido à nossa forte dependência do café, onde é a maior exportação de Uganda, deve ser possível desenvolver uma cultura de consumo de café, como é o caso do Brasil, o principal produtor mundial e também o segundo maior consumidor de café (depois de os Estados Unidos).

3) Crescimento do uso da Internet

Uma parte significativa da cultura do café é oferecer aos clientes Internet grátis via Wi-Fi.

Isso agora é cada vez mais possível como acesso à Internet e, portanto, o uso no Uganda aumentou rapidamente de apenas 2,5% em 2006 para 17% em 2012. O aumento dos provedores de telecomunicações que oferecem pacotes de dados na Internet ajudou a tornar o acesso à Internet mais acessível e, portanto, acredito esse é um fator-chave para o desenvolvimento futuro desse setor.

CONS

1. Percepção pública.

Cafeterias no Uganda têm sido tipicamente associadas como sendo uma coisa de "Muzungu" (pessoa branca). Essa percepção pode ser facilmente combatida com a oferta de campanhas de teste para dizer aos cafeicultores. Também está mudando com a dinâmica populacional de Uganda. 78% da população de Uganda tem menos de 30 anos. Esta geração cresceu assistindo TV e filmes (incluindo filmes de Hollywood). Eles também são mais ricos que seus pais e muitos viajaram pelo mundo.

Acredito que, portanto, demanda suficiente dos próprios ugandenses e não apenas dos estrangeiros.

2. Negócio sazonal.

Trata-se de um negócio sazonal, primeiro em relação às estações seca e chuvosa de Uganda e, em segundo lugar, durante os vários períodos do dia. Para combater isso, o investidor precisa considerar programas de fidelidade que são fortemente distorcidos para recompensar os clientes em períodos de inatividade, como no almoço ou em clima quente.

3. Concorrência

Espero que, além das sempre crescentes cafeterias independentes, haja potencialmente a ameaça de franquias globais como Starbucks, Cafe Nero, Café Costa e similares, entrando no mercado de Uganda e, assim, levando ao fim das cafeterias locais ou independentes.

A opção do investidor é considerar, desde o início, ser um parceiro local de franquia para essas marcas ou se concentrar na diferenciação pesada para manter a lealdade do cliente.

Qual é o lucro do setor?

De um modelo que desenvolvi, estimo que o retorno do investimento (ROI) de uma cafeteria no Uganda é o seguinte:

  • Capital inicial de Shs. 81 milhões (A)
  • Receita anual de cerca de Shs. 121,5 milhões (B)
  • Lucro líquido de cerca de Shs. 26 milhões por ano (C)
  • Retorno sobre o investimento (ROI) de 3,1 anos. (D = A / C)

O básico para acertar antes de investir

1. Habilidades de organização. As margens nesse setor podem ser bastante apertadas e, portanto, você precisa ter excelentes habilidades de organização. Para começar, considere o treinamento formal de barista para sua equipe. Além disso, sua contabilidade também deve ser feita regularmente.

2. Marketing. Como muitos produtos de consumo na indústria de alimentos, é essencial que seu marketing seja adequado para recompensar os clientes. A indústria do café geralmente segue a regra 80/20, que diz que 80% dos seus negócios serão provenientes de 20% dos seus clientes. Isso significa que a maioria dos seus clientes deve ser fiel e repetir clientes. Portanto, você deve investir em um esquema de fidelidade do cliente.

Palavra final

A cultura do café está explodindo em Uganda. Esperamos que haja um aumento no número de cafeterias, sem contar a possibilidade de franquias globais entrarem no mercado.

Com um mercado tão competitivo, é importante superar a concorrência. Para montar uma cafeteria de sucesso, é crucial ter excelentes habilidades de gerenciamento.


fonte por D E Wasake