O Coffee of The Year, um dos maiores concursos de café do Brasil, está com as inscrições abertas até a próxima sexta-feira (9). Normalmente, a competição anual costuma ter algumas de suas etapas – como o voto do público e a premiação – realizadas durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).

Este ano, por conta da pandemia de Covid-19, a feira acontecerá de maneira 100% digital e gratuita. Desta forma, as fases do COY que geralmente são feitas no presencial, também serão transferidas para o ambiente on-line.

Além dessa mudança, o concurso também apresenta modificações em sua premiação. Nesta edição haverá espaço para os cafés fermentados (induzida ou controlada), técnica que vem crescendo cada vez mais no Brasil. Fora as tradicionais categorias arábica e canéfora, o COY 2020 também premiará, com menção honrosa, as melhores amostras registradas nas categorias fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora.

Por conta dessas mudanças no concurso e da realização digital da SIC, muitos produtores participantes, ou que querem participar este ano, acabam ficando com muitas dúvidas. Para solucioná-las, a organização da SIC realizou, no último domingo (4), uma live no Instagram. Para assistir ao vídeo completo, clique aqui. Confira abaixo as principais questões debatidas e o cronograma resumido da edição:

– Como eu faço para participar do Coffee of The Year 2020?

Para fazer sua inscrição, é necessário clicar aqui e selecionar qual categoria você quer participar (arábica, canéfora, fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora). Preencha os dados necessários e pague a taxa de participação no valor de R$ 150. Após a confirmação de pagamento, você receberá um e-mail com um link, onde será possível acessar a sua ficha de inscrição no concurso. Preste bem atenção na hora de preencher os dados da sua fazenda e marque qual das quatro categorias você deseja inscrever sua amostra.

– Posso inscrever dois cafés em categorias diferentes? Exemplo: um na categoria arábica e um na categoria fermentação induzida arábica

Sim, porém cada uma das amostras deve estar inscritas com CPFs diferentes. “Nós incentivamos a inscrição por pessoa física porque entendemos que cada propriedade pode produzir diferentes tipos de café”, explica Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das organizadoras do evento. Então, se você tem mais de um tipo de produção, seja duas categorias diferentes ou dois lotes de cafés na mesma categoria, pode realizar a inscrição usando CPFs de integrantes diferentes da família ligadas à propriedade. Assim como as inscrições, as amostras podem ser postadas até o dia 9 de outubro.

– Não moro na propriedade, posso participar?

Sim! Não é necessário residir na propriedade onde você produz. Sendo sua e você tendo todos os dados do seu café, basta fazer sua inscrição através do seu CPF no site.

– Como será considerada a questão do café de fermentação induzida?

Nas novas categorias de fermentação induzida arábica ou canéfora, serão considerados apenas os cafés que passaram por no mínimo dez horas de fermentação e que tenha sido de forma deliberada, ou seja, que o produtor realizou intencionalmente a fermentação.

– Qual é a quantidade necessária de café e para onde enviar?

Para cada amostra inscrita, é necessário enviar 5 kg de café cru (beneficiado), devidamente embalada e etiquetada com as informações que você pode acessar no regulamento resumido clicando aqui. O café, juntamente com a ficha da amostra preenchida (digitada) e assinada pelo produtor, deve ser enviado por correios ou transportadora para o IF Sul de Minas – Campos Machado. O endereço pode ser acessado após a confirmação de pagamento da taxa de inscrição.

– Estou perto do IF Sul de Minas, posso entregar minha amostra pessoalmente?

Sim, desde que esteja tudo certo com a ficha de inscrição da amostra para que a equipe consiga catalogar o café. Essa entrega presencial precisa ser feita até o dia 12 de outubro, data em que começará as torras dos cafés, nos horários de funcionamento do IF Sul de Minas (das 7h às 11h e das 13h às 17h). Atente-se e siga às normas de prevenção do Instituto na hora de realizar sua entrega!

– Como acontecerá a avaliação dos cafés inscritos neste ano?

Assim como todo ano, o COY receberá as amostras e codificará todas elas para que não seja mais possível saber qual café é de qual fazenda/região. Após isso, elas serão torradas pelo IF Sul de Minas, com a coordenação do Leandro Paiva, professor de qualidade do café o Instituto.

A próxima etapa é a prova das amostras. Nos anos anteriores, as provas ocorreram no próprio IF Sul de Minas, em Machado (MG), porém, por conta da pandemia, não será possível reunir os profissionais em um mesmo lugar.

Para que a etapa seja concluída, as amostras codificadas e torradas serão sorteadas e enviadas para núcleos diferentes de prova, espalhados por todo o País. Nesses núcleos, profissionais Q-Graders e R-Graders certificados realizarão as provas às cegas, com o auxilio da Cropster, ferramenta que viabiliza o preenchimento das notas sensoriais do café de maneira digital.

– Como foram selecionados os núcleos de prova?

Os núcleos são lugares que possuem toda a estrutura necessária para a realização das provas das amostras. Ao todo serão dez núcleos espalhados por diferentes estados brasileiros. Cada um deles contará com três profissionais e um assistente. Assim como todo ano, o Coffee of The Year prioriza que, neste processo, tenha provadores de locais distintos para que sejam contempladas todas as características das diferentes regiões produtoras inscritas.

– Quantos cafés serão selecionados para a próxima fase?

Após as provas dos profissionais, as notas serão computadas e os mais pontuados de cada categoria serão selecionados para a etapa final.  Ao todo serão 21 finalistas, sendo: os 10 mais bem pontuados na categoria arábica, os 5 mais bem pontuados na categoria canéfora, os 3 mais bem pontuados na fermentação induzida arábica e os 3 mais bem pontuados na fermentação induzida canéfora.

– Já que a SIC vai ser digital este ano, como ocorrerá a votação às cegas do público?

Essa é a grande novidade deste ano. Assim como os núcleos de prova, o COY 2020 contará com algumas cafeterias espalhadas pelo Brasil que receberão pequenas amostras desses 21 cafés finalistas.

Essas cafeterias foram escolhidas levando em consideração vários fatores, sendo alguns deles localização, disponibilidade para preparar as amostras de forma simultânea e espaço para que não haja aglomeração de pessoas. A organização do concurso direcionará o preparo dos cafés, que ficarão disponíveis nesses locais para que o público visitante prove e vote em seu favorito de cada categoria. Os locais escolhidos serão revelados em breve, fique de olho no site e nas redes sociais do evento!

Serviço
Semana Internacional do Café 2020
Quando: 18 a 20 de novembro
Onde: www.semanainternacionaldocafe.com.br
O evento será gratuito!

Fonte