Neste mês, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Cafeteria Dulcerrado lançou um café especial produzido pela cooperada da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), Lourdes Custódio Galheri.

A produtora foi escolhida para homenagear todas as cooperadas da Expocaccer, pela excelência na produção do café apresentado, pela participação atuante na cafeicultura familiar e em celebração à presença feminina cada vez mais forte na cafeicultura, especialmente no Cerrado Mineiro.

Para a edição comemorativa, Lourdes preparou um catuaí amarelo, produzido a 1.050 metros de altitude na Fazenda Pântano, localizada em Coromandel (MG), na microrregião do Pântano. A produtora pertence a uma família tradicional de cafeicultores que há 35 anos produz cafés no Cerrado Mineiro. Essa é a primeira vez que a produtora de cafés especiais participa da Edição Especial do Produtor da Cafeteria Dulcerrado.


A produtora Lourdes Custódio Galheri, da Fazenda Pântano, localizada em Coromandel (MG),

“Estamos aqui no Cerrado desde 1986 e a cada dia buscando melhorar mais a qualidade do café. Graças a Deus, estamos nos saindo bem com as nossas experiências. Uma atividade trabalhosa, mas é muito gratificante saber que estamos produzindo cafés de qualidade”, comenta.

Lourdes participou e acompanhou toda a jornada de produção do café, desde o plantio e manejo até os processos pós-colheita. O resultado de toda atenção e cuidado é sentido na xícara: a bebida, com notas de chocolate e frutas vermelhas, alcançou 86,5 pontos na Metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA).



Este é o 2° café apresentado em 2021 na Edição Especial do Produtor da Cafeteria Dulcerrado, que em cumprimento às recomendações dos órgãos governamentais e de saúde brasileiros, em função da Covid-19, não realizará o tradicional evento de lançamento.

O café da Lourdes encontra-se disponível para compra diretamente na cafeteria e na loja on-line da Dulcerrado, em pacotes de 250 g torrado em grãos ou moído. Acesse o site. 

As informações são da ASCOM – Expocaccer.

Fonte