O mês de maio será de celebração na cafeteria Dulcerrado. Em homenagem ao Dia das Mães, o café lançado na Edição Especial do Produtor será o da cafeicultora Sheyla Velloso Heitor.

Sheyla é cooperada e mãe de Mariana Heitor, também associada e conselheira da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer). A produtora vem de uma família de cafeicultores que, como ela mesma diz, “o amor pelo café começou desde o berço”.



Ela também se destaca pelo trabalho socioambiental realizado há mais de 12 anos em sua fazenda, se dedicando ao reflorestamento e aos projetos sociais de conscientização à preservação do meio ambiente, voltados para crianças e jovens de escolas públicas e particulares de Patos de Minas (MG) e região.   

“Fui criada vendo de perto o carinho e o amor do meu pai pelo café e os cuidados que ele tinha com o meio ambiente. Isso tudo numa época em que poucas pessoas tinham a compreensão da importância da sustentabilidade ambiental. Desde então, o nosso objetivo é cuidar da qualidade do café e dos recursos naturais”, explica Sheyla.

O café apresentado na edição é da variedade acauã e alcançou 86 pontos na Metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). Os grãos foram cultivados a 1.030 metros de altitude, na Fazenda Reserva Heitor, no município de Patos de Minas (MG), região do Cerrado Mineiro. O Café de Sheyla foi beneficiado na Reserva Heitor e rebeneficiado na nova Unidade de Cafés Especiais da Expocaccer.

De acordo com a produtora, que também faz parte dos cooperados assistidos pela Plataforma Educampo Café da cooperativa, os cuidados na produção de cafés especiais estão do início ao fim, desde a escolha das variedades até os processos de pós-colheita. “Com o importante auxílio da Expocaccer e do Educampo, realizamos processos e procedimentos que garantiram a qualidade desse café. Optamos por uma variedade nova e produtiva e associamos tudo a muito carinho e amor. Esse café é o resultado de tudo”, conta. Dentre as características mais marcantes da bebida estão o aroma com notas florais e o sabor de caramelo e frutas amarelas.

A produtora foi convidada para representar todas as mães que, assim como ela, têm no café uma história de amor, maternidade e dedicação à cafeicultura.

Para conhecer a história de Sheyla e de sua família na cafeicultura, assista o vídeo de lançamento da Edição Especial da Produtora de maio, no YouTube da Dulcerrado. 

Este é o terceiro café apresentado em 2021 na Edição Especial do Produtor da Cafeteria Dulcerrado, que, em cumprimento às recomendações dos órgãos governamentais e de saúde brasileiros, em função da Covid-19, não realizará o tradicional evento de lançamento.

O café de Sheyla encontra-se disponível para compra diretamente na cafeteria e na loja on-line da Dulcerrado, em pacotes de 250g torrado, em grãos ou moído. 

As informações são da ASCOM – Expocaccer.

Fonte