Na última sexta-feira (28/04) o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, participou do 1º Encontro de Mercado e Sustentabilidade, realizado pelo Sebrae Minas, no Armazéns Peneira Alta, em São Sebastião do Paraíso (MG), que contou com a participação de profissionais e especialistas da cafeicultura para compartilhar conhecimentos, iniciativas e visão de futuro em tempos de ESG.

Abordando o tema principal “Como a sustentabilidade está impactando o mercado?”, Marcos Matos, destacou o grande potencial dos cafés do Brasil devido à diversidade de qualidades e às práticas da agricultura regenerativa, que fortalecem a sustentabilidade do produto.

O diretor-geral do Cecafé também apontou as tendências da governança socioambiental e as regras globais do mercado consumidor, cada vez mais ligado à sustentabilidade. “As novas regras devem entrar em vigor nos próximos meses, mas o Brasil tem tudo para atender a essa demanda, por possuir amplo marco legal, consistente banco de dados para o monitoramento ambiental e social e, dessa maneira, ampliar a liderança do Brasil no mercado”, destaca.

União Europeia e Estados Unidos serão os primeiros a implantar as novas regulações, porém Reino Unido, Suíça e países asiáticos devem seguir essas tendências. Juntas, essas nações respondem por mais de 80% de nossas exportações”, completa.

Marcos Matos recordou que o Brasil tem legislação ambiental e social representativas e a cafeicultura nacional possui estrutura organizada e eficiente, além de produtividade e sustentabilidade.

“A principal mensagem deste evento é de otimismo e união. Precisamos fazer uma governança bem-organizada para a promoção da imagem, fazendo com que o mundo reconheça ainda mais os nossos pontos fortes e nos recompense por isso”, conclui.

O evento também contou com apresentação da produtora Juliana Rezende sobre iniciativas sustentáveis na cafeicultura e um debate com a moderação de Tâmara Isa, CEO na Mundo Novo Gestão e Negócios em Café, e a participação de Osvaldo Bachiao, cafeicultor e vice-presidente da Cooxupé; Lucas Negri, gerente de implementação do Programa Rainforest Alliance; Claudia Leite, especialista em Estratégia, ESG e Sustentabilidade e chief purpose officer na HILO; e Alagu Rajavel, vice-presidente da Olam Food Ingredients (OFI).

Também na sexta-feira, o Cecafé, participou de reunião da cadeia produtiva com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, na sede da entidade, em Brasília (DF).

Representantes da produção, indústria e exportação apresentaram seus posicionamentos à promoção do produto brasileiro e demonstraram a sinergia do setor para o desenvolvimento de ações junto à Agência, principalmente no que se refere à unificação do discurso referente à due diligence e às novas regulações de União Europeia e Estados Unidos, assim como à colaboração para a estruturação de marca única, a qual consolide a promoção dos cafés do Brasil como um todo.

A reunião também foi uma oportunidade para consolidar, com a Agência, a união do setor, que conta com instituições que conversam para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos, promovendo a sustentabilidade socioambiental da cafeicultura nacional e a diversidade e a qualidade dos cafés do Brasil.

As informações são do Cecafé 

Fonte