Por Natália Camoleze

A região do Cerrado Mineiro possui altitude e clima bastante propícios para a cafeicultura, sua topografia favorece a mecanização para os tratos culturais, inclusive para colheita, que neste caso é mais uniforme em termo de maturação dos grãos, o que chamamos de colheita seletiva. Outro fato significativo é a irrigação que permite melhor condução da lavoura, incluindo a fertirrigação.



Entramos em contato com Diretor Superintendente da Expocaccer, Simão Pedro de Lima, que nos explicou sobre a produção local e destaca que a cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro possui como principal característica a qualidade, pois é um local que vem proporcionalmente crescendo em termos de volume e qualidade, sendo essa última reconhecida nos mercados interno e externo.

“O Cerrado Mineiro possui altitude e climas bem definidos o que a torna uma localidade propícia à produção de cafés de qualidade. Em termos de bebida, as características marcantes são a doçura e as nuances de chocolate”, aponta.

Segundo Simão o clima é uma das condições básicas para a cafeicultura, pois o café necessita da alternância entre chuva e estiagem e temperaturas amenas ou baixa amplitude térmica. O frio é também um fator muito observado para a cafeicultura do Cerrado Mineiro, pois as baixas temperaturas podem afetar a produtividade do cafeeiro. Em termos climáticos, possui um certo equilíbrio, entre chuva e estiagem, o que favorece a cafeicultura da região.

O Diretor Superintendente destaca que outro fator que vem impactando a produção é a indisponibilidade e o alto preço dos fertilizantes que tiveram a demanda inicialmente alterada pela pandemia associada ao aumento da produção e recentemente, com a guerra na Ucrânia, teve impactos diretos no fornecimento destes produtos. “Tais situações geraram aumento do custo de produção e mesmo com o aumento do preço da saca de café, pode-se dizer que a margem não é tão expressiva como muitas pessoas estimam”.

Em fevereiro a Expocaccer recebeu da Nespresso o certificado “Prêmio Parceiro Confiável”. O documento confirmou a parceria, o comprometimento e a colaboração da Expocaccer e de seus cooperados para a conquista de metas e objetivos sustentáveis estabelecidos pela Nespresso, no Programa The Positive Cup 2020, que visa criar um café que tenha impacto positivo no mundo.

Simão aponta que esse certificado atesta a seriedade com a qual a Expocaccer trata os assuntos ligados aos seus cooperados e parceiros, neste caso a Nespresso, no que diz respeito aos aspectos comerciais. Atesta também a qualidade dos cafés produzidos pelos cooperados e processados pela cooperativa. “A Nespresso é uma das empresas mais representativas no mundo do café, com um padrão de qualidade respeitável e que é referência no mercado de cafés. Ser reconhecido como parceiro confiável é algo que, ao mesmo tempo que nos engradece, aumenta também a nossa responsabilidade”, pondera.

Para 2022, Simão explica que a Expocaccer aplicará a sua política de desenvolvimento humano com a implementação do seu plano de carreira e capacitação permanentes. Outra melhoria a ser realizada é a ampliação da estrutura física com a implantação da energia fotovoltaica.



“Um dos programas mais esperados da cooperativa será lançado ainda em 2022: o projeto Prime Coffee. Caracterizado como um programa de fidelidade entre o cooperado e a cooperativa, outra ação em andamento é o desenvolvimento da Agenda ESG Expocaccer”, finaliza.

 

Fonte