O período da colheita está chegando e, com a atual situação mundial, a preocupação é com as aglomerações nas propriedades rurais. Uma das soluções que a Coocafé indica é a utilização da derriçadeira manual, ou mãozinha, como também é popularmente conhecida.

Uma derriçadeira equivale a duas ou três pessoas realizando o processo manualmente. Seu funcionamento, vibrando os galhos da árvore, faz com que a maioria dos grãos sejam colhidos com eficiência.

O produtor que optar por esse maquinário, além de economizar em mão de obra, contribuirá para a qualidade do café, visto que a utilização é recomendada quando a lavoura estiver com 15% ou menos de grãos verdes. Desta forma agregará valor ao produto final e estará contribuindo de forma segura com a prevenção da disseminação do vírus covid-19.

Não se descartam as contratações de mão de obra humana, mas é necessário que os proprietários distribuam os trabalhadores em distâncias maiores para que dessa forma os grãos possam ser colhidos, mas prezando sempre pela saúde e segurança do apanhador de café.

Confira aqui a conversa com o cooperado da Coocafé Maciel Silva, e com o Consultor Técnico da cooperativa, Márcio Roberto, sobre os preparativos para a colheita.

As informações são da Coocafé.

Fonte