No dia 30 de novembro, a Coopercam realizou um evento em Campos Gerais (MG) para apresentar os vencedores do 4º Concurso de Qualidade de Cafés e do 1º Concurso de Fotografia Cafeicultura em Foco. Na ocasião, foram entregues certificados e troféus aos vencedores.

O 4º Concurso de Qualidade de Café teve como como objetivo incentivar os cooperados na produção de cafés especiais nas regiões de atuação da cooperativa e valorizar a produção dos grãos de qualidade por meio da identificação dos melhores cafés produzidos na safra de 2021. Na categoria natural, a cooperada campeã foi Divina de Fátima Araújo, com 85,75 pontos. Já na categoria cereja descascado, o campeão foi Matusalém de Souza Figueiredo, com 83,83 pontos.



No dia 20 de novembro, na sala de Classificação da Coopercam, foram realizadas as provas das 30 amostras selecionadas, classificando as dez melhores na categoria natural e as cinco melhores na categoria cereja descascado. Os árbitros foram os degustadores Jeferson Luís Salgado (Coopercam), Josué Tavares (Coomap) e Nelmo José Tavares Ribeiro (Capebe).

José Marcio Rocha, presidente da cooperativa; José Afonso Gomes, diretor administrativo; e Hélvio Zacaroni, gerente do departamento de café, fizeram as entregas das premiações aos cooperados. “Devemos destacar que o ano foi bem difícil para os cafeicultores, principalmente nas questões climáticas [seca e geada], mas, mesmo assim, pudemos verificar cafés com qualidades superiores. Por isso é fundamental que a Coopercam continue a incentivar e a valorizar nossos cooperados, pois assim, poderemos agregar mais valor à sua produção”, comentou José Marcio.

1º Concurso de Fotografia Cafeicultura em Foco

O Concurso de Fotografia Cafeicultura em Foco, em sua primeira edição, busca incentivar o cooperado a contemplar o universo rural e capturar imagens inspiradoras que fazem parte do seu a dia a dia. Pâmela Corrêa, responsável pelo marketing da Coopercam, conta que “em sua primeira edição, tivemos uma ótima participação dos nossos cooperados e as fotos não poderiam ser mais belas. Isso nos motiva a planejar novas ideias para futuras edições do concurso”.

A Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig), na qual a Coopercam é associada, fez a entrega de certificados de participação aos cooperados Coopercam no 10º Concurso de Cafés Especiais de Cafés Especiais do Sistema Coccamig. Já os dez vencedores do Concurso de Fotografia Cafeicultura em Foco foram divulgados nas redes sociais da Coopercam, juntamente com os registros fotográficos.

‘’Foi uma noite agradável em que pudemos sentir a confiança de nossos cooperados. Com esses concursos, alcançamos nossos objetivos: estimular a produção de café de qualidade e valorizar suas propriedades e a vida rural como um todo”, comentou Pâmela Côrrea.

4º Concurso de Cafés de Qualidade Coopercam

Categoria natural
1º Divina de Fátima Araújo
2º Eduardo Miarelli Filho
3º Francisco Ferreira de Lima
4º Elias Freire
5º Neisson Portugal Lemos
6º José Maximiano de Oliveira
7º Manoel Ignácio
8º Tomas Massao Tanoue
9º Larissa Incerti Santos de Carvalho
10º Meicon Diego Marangão

Categoria cereja descascado   

Classificação      
1º Matusalém de Souza Figueiredo            
2º Vicente Carlos de Araújo        
3º Geraldo Majella da Silveira     
4º Marília Souza Figueiredo Gischewski      
5º Maria Aparecida da Silva              

As informações são da Sakey Comunicação.

Fonte