Consultores da regional mineira da cooperativa Coocafé se reuniram na última sexta-feira (21), no campo experimental, para uma capacitação sobre manejos que devem ser realizados no início do ano nas lavouras cafeeiras. Controle de plantas daninhas e manuseio de máquinas leves foram os assuntos abordados no treinamento da equipe técnica para a realização do Coocafé Tour.  



De acordo com o calendário técnico previsto pela cooperativa, a partir das próximas semanas, o evento deverá ser realizado pela própria equipe de campo, na propriedade dos associados. Após dois anos com consultorias de forma semi-presencial, atendendo às normas dos órgãos de saúde, os consultores se preparam para retomar às atividades presenciais com apresentação de tecnologias, demonstração de maquinários, esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de conhecimento para grupos de produtores.

O engenheiro agrônomo da cooperativa, Vinícius Fassarela, relembrou técnicas específicas de aplicação de herbicida para controle de plantas daninhas, assim como o manuseio de roçadeira e bombas de pulverização. Detalhes que fazem a diferença na hora de preparar o resíduo que será aplicado no solo também foram esclarecidos. De acordo com o Manual de Recomendações Cultura do Café no Brasil, escrito por José Braz Matiello e outros, práticas como essas são consideradas prioritárias para influenciar a produtividade, os custos de produção e também a qualidade do produto final.

O Coocafé Tour é realizado de forma rápida e objetiva, e é uma das principais ações de campo que a cooperativa realiza em prol da educação e desenvolvimento dos associados.

Mais informações: www.coocafe.com.br

Fonte