A cooperativa Coocafé foi reconhecida por seu desempenho no Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas – PDGC. Promovido pelo Sistema OCB, o Prêmio SomosCoop de Excelência em Gestão ocorre bienalmente e o anúncio do resultado ocorreu de forma on-line, em 07 de dezembro. Dirigentes das cooperativas mineiras se reuniram em Belo Horizonte para acompanhar a transmissão e receber o prêmio. A Coocafé foi premiada com Ouro, na categoria “Compromisso com a Excelência”.

A premiação tem o propósito de destacar cooperativas que desenvolvem boas práticas em governança, gestão e cooperativismo. Ao todo foram 310 cooperativas de todo Brasil inscritas no PDGC. Destas, 112 tiveram seus processos analisados por meio de visitas virtuais. 103 foram reconhecidas em algum nível.



Fernando Cerqueira, presidente da Coocafé, recebe o prêmio das mãos de  Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg.

A região foi destaque porque, além da Coocafé, o Sicoob Credicaf também esteve entre os premiados. Para o diretor presidente da Coocafé, Fernando Cerqueia, a conquista consolida um trabalho de anos envolvendo toda equipe do Conselho de Administração, Sistema Ocemg, Sistema OCB, dentre outros. “Nos leva a um processo de maturidade. Pouquíssimas cooperativas foram ouro, especialmente as do ramo agropecuário” – comenta Fernando Cerqueira. “Para o cooperado é muito importante porque vê o trabalho sério que vem sendo desenvolvido”, explica.

“Dentro desse escopo, temos um processo de gestão onde é trabalhado governança, processos, pessoas, responsabilidade socioambiental, enfim, um conjunto de fatores. E temos os indicadores que demonstram os números e dados que nos levaram a esse ouro. E a participação do cooperado é vital para que isso aconteça”, pontua Fernando.



Equipe da Coocafé prestigia cerimônia em Belo Horizonte. Da direita para a  esquerda: Luciano Fonseca, Fernando Cerqueira, Luiz Gustavo Souza, Waldir Francese.

A avaliação envolveu a participação de 70 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade – FNQ, com um total de 80 pessoas envolvidas diretamente em todo o processo. A banca julgadora, responsável por definir as cooperativas contempladas, foi formada por representantes de entidades parceiras do Sistema OCB que possuem conhecimento técnico sobre o cooperativismo.

As informações são da Gerência de Comunicação e Marketing Coocafé

 

Fonte