O analista Gil Barabach, da consultoria Safras & Mercado, acredita que a exportação do café brasileiro da safra 2020/2021 deve atingir 40 milhões de sacas de 60 kg, por conta da expectativa de boa colheita para este ano.

Segundo ele, as recentes exportações mais fortes do Brasil, impulsionadas pelo câmbio, além de possíveis temores de importadores com eventuais interrupções de fluxos por problemas relacionados ao coronavírus, poderão levar o País a exportar mais do que o previsto no ciclo que se encerra.

A exportação volumosa de café do Brasil no fim do ano passado reduziu os estoques e o que alivia a pressão de preços é a colheita recorde de 2020/2021. “O que a gente percebe é um fluxo grande nos últimos meses, as nossas exportações estão acima do esperado, já estava esperando um estoque de passagem pequeno”, disse ele durante uma live transmitida em rede social.

Questionado se preocupações com o coronavírus poderiam trazer mais importadores ao Brasil neste momento, o analista disse que sim. “Isso pode ser antecipação de compra, para se proteger de questões que envolvem o coronavírus. A antecipação não é tão intensa, mas houve sim mudança no perfil de compra”, afirmou.

A colheita de café da safra 2020/2021 do Brasil alcançava 13% do total projetado até 19 de maio, informou a consultoria, que apontou atraso em relação ao ritmo do ano anterior e à média histórica, em meio a restrições associadas à pandemia de coronavírus.

As informações são da Reuters (Por Roberto Samora).

Fonte