A colheita de café do Brasil, do ciclo 2022/2023, avançou cinco pontos percentuais na última semana, chegando, ao final de maio, em 18% do total projetado. Apesar do avanço, os trabalhos ainda estão ligeiramente atrasados, apontou o levantamento da Safras & Mercado nesta quinta-feira (2).

“O clima seco em boa parte das regiões produtoras favoreceu o andamento da colheita. As primeiras impressões seguem positivas no caso do conilon”, disse o consultor Gil Barabach. Já as amostras de arábica, de acordo com o analista, ainda “continuam insuficientes para uma análise preliminar”.

A colheita do café arábica alcançou 13% da safra, contra 13% em igual época do ano passado e 17% da média histórica para o período. Em relação ao canéfora, chega a 28% do potencial da safra, contra 31% no ano passado e 38% de média dos últimos anos, conforme dados da consultoria.

Para a Safras & Mercado, considerando sua estimativa de produção de 61,1 milhões de sacas de 60 kg, o país havia colhido, até o dia 31 de maio, 11,15 milhões de sacas. O ritmo da colheita total segue levemente atrasado em relação ao ano passado, quando 20% da safra estava colhida neste período. Também há atraso ante a média histórica para a época (23%).

As informações são do portal Notícias Agrícolas (Por Roberto Samora).

Fonte