Recentemente, o Conselho Nacional do Café (CNC) alertou as cooperativas sobre a importância do envio dos estoques em tempo hábil para elaboração da planilha com as informações de colheita, consumo e exportação de café. Essas informações são básicas para o planejamento das ações e decisões que as cooperativas tomam diariamente sobre a oportunidade ou não de comercializarem seus estoques.

O CNC também informou sobre os números que chegam da Organização Internacional do Café (OIC) em relação à produção e consumo mundial. No entanto, para o CNC, torna-se imprescindível a publicação dos estoques de passagem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que, como determina a lei 8.171, de 1991, art. 30, V e o decreto 3.855, de 2001, no art. 10 e art. 34, nos quais tem como base 31/03 de cada ano.

“Lamentamos não termos conhecimento até o momento desses números que seriam oficiais e que tem um custo para o Funcafé, já que quando não publicados, torna-se difícil fazer o planejamento do nosso negócio cafeeiro. Consequentemente, informações variadas e de diversas fontes são publicadas, que servem simplesmente para confundir o mercado, o qual muitas vezes torna-se especulativo, deixando os produtores e suas cooperativas sem a informação correta”, analisa Silas Brasileiro, presidente do CNC.

Esse aspecto dificulta a tomada de decisão e traz inquietação em relação a qual o momento mais propício para o produtor ofertar seu café no mercado. De acordo com o CNC, será proposto, no Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), o cumprimento da obrigação da Conab ou outra forma de publicação dessas informações, para que sejam passadas as informações para uma tomada de decisão mais assertiva por parte dos produtores.

As informações são do Conselho Nacional do Café.

Fonte