QUAIS OS ERROS NA PREPARAÇÃO DO CAFÉ

Fazer um bom café é uma tarefa que não tem grandes mistérios, no entanto, alguns erros durante o preparo podem comprometer – e muito – o sabor, corpo e aroma da bebida. Possivelmente você já cometeu esses erros alguma vez na vida, mas chegou a hora de se redimir!

Continue lendo nosso post e descubra quais são os pecados capitais na preparação do café e como fugir deles. Vem com a gente!

USAR QUALQUER ÁGUA

O erro mais comum no preparo de café é justamente a falta de critério no uso da água. Encher o bule com a água da torneira pode ser a solução mais prática e econômica, mas não é a correta. Se ela tiver impurezas ou excesso de cloro, a qualidade da bebida será afetada. Diante disso, o melhor caminho é usar água mineral ou filtrada.

DEIXAR A ÁGUA FERVER

Não é bom que o café seja feito com água fervente, pois quando a água ferve, ela acaba perdendo oxigênio e isso modifica o sabor do café. O mais indicado é quando a água começar a apresentar borbulhas, o fogo seja apagado e a filtragem iniciada.

COLOCAR AÇÚCAR NA ÁGUA

Provavelmente a sua avó coloca o açúcar junto com a água na hora de preparar o café, mas esse é um erro dos graves. Essa prática altera o sabor da bebida, muda o ponto da ebulição, além de ser um hábito descortês para receber as visitas, já que muita gente aprecia um cafezinho puro ou com adoçante.

UTILIZAR PÓ VELHO

Usar pó de café mal armazenado e muito velho também é um pecado capital no preparo da bebida. Para não cometê-lo, os especialistas alegam que é fundamental comprar cafés de boa qualidade, adquirir  pequenas quantidades e estocar o pó da maneira adequada (fechado, longe de umidade e de luz).

REAPROVEITAR O CAFÉ

Café bom é café fresco! Justamente por isso nunca misture o resto de café velho com um café novo. Requentar a bebida também é uma prática que pode deixá-lo intragável! Vale destacar que reaproveitar o café pode resultar em uma bebida áspera, amarga e prejudicial à saúde, uma vez que o café reutilizado já está oxidado.

JOGAR ÁGUA MUITO RÁPIDO SOBRE O CAFÉ

Para quer ter pressa na hora de preparar o café? A bebida deve ser feita com calma e mesmo assim, o processo não leva mais do que alguns minutos! Ser afobado e jogar a água muito rápido sobre o café pode fazê-lo ficar amargo. Cumpre ressaltar que o processo ideal deve ser realizado lentamente, umedecendo toda a superfície do pó e em seguida mantendo o fio de água quente no centro do filtro ou coador.

MEXER O CAFÉ

Outro erro frequente entre os brasileiros é mexer o café no momento em que a água passa pelo pó. Ao adotar essa prática, parte do aroma da bebida pode ser perdido, portanto evite esse hábito.

E você, já cometeu algum desses erros? Se a resposta for afirmativa, não se preocupe! Literalmente isso são águas passadas. Agora é só evitar essas falhas e preparar cafezinhos cada vez mais deliciosos. Como você prepara o seu? Conta para nós!

 

 

Fonte: Clube Café

Autoria: Redação do Clube Café