A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na última terça-feira (6), de audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para debater os impactos das chuvas de granizo registradas em Minas Gerais.

O presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, José Edgard Pinto Paiva, falou sobre os desafios vivenciados pela cafeicultura brasileira desde 2020, com secas, geadas e chuvas de granizo. “É importante que as lideranças do setor se mobilizem politicamente para disponibilizar recursos ao produtor em tempo, volume e juros acessíveis, e também para aprimorar os produtos de seguro rural disponíveis para a cafeicultura ganhando escala e tornando a contratação mais acessível ao produtor”, enfatizou.

Durante o debate, a assessora da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Ana Carolina Gomes, apresentou os resultados do levantamento de campo realizado pelos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MG), com mais de 1,4 mil produtores rurais, logo após a ocorrência das chuvas de granizo. O levantamento constatou que apenas 11% dos produtores estavam cobertos por seguro rural, mas que 62% foram atingidos pelos temporais acarretando um prejuízo estimado de R$ 47 milhões.

A assessora técnica da CNA, Raquel Miranda, disse que a Comissão Nacional do Café está acompanhando a situação da cafeicultura em Minas Gerais, Mogiana Paulista e Norte do Espírito Santo, regiões mais afetadas pelos temporais e granizo, e orientando os cafeicultores sobre como proceder após a ocorrência de eventos climáticos que causem danos a produção. O documento com as orientações elaborado em conjunto com a Faemg pode ser acessado no site da CNA.

Participaram da reunião representantes do Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Minas Gerais, Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas (Concafé), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Minas Gerais, Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Sindicato Rural de Alfenas, e produtores rurais. A audiência foi solicitada pelo deputado federal Emidinho Madeira (PL-MG).

As informações são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Fonte