Você sabe estocar o seu café de forma que ele dure mais? Já sabemos que o ideal é, sempre que possível, comprá-lo em grãos, pois assim ele preserva suas propriedades por mais tempo, como sabor, corpo, doçura.

Mas independente de estar em grãos ou moído, existem algumas dicas básicas e muito importantes sobre como armazenar seu café.

Mantê-lo longe da luminosidade

Normalmente os pacotes de cafés especiais já possuem uma proteção contra os efeitos da luz e umidade, mas é sempre bom ajudarmos mantendo-o num local protegido do sol/luz. Caso você não guarde seu café na embalagem original, transfira-o para um pote escuro, de preferência opaco.

Local seco e arejado

Não basta estar protegido da luz, mas exposto ao calor, né? Muitas vezes a nossa dispensa (ou até mesmo a cozinha) pode ser um local extremamente abafado. Atenção: o café precisa de um local seco e arejado. Ou seja, a geladeira também não é um bom lugar, já que é muito úmida.

Mantê-lo bem fechado

Outra dica importante é mantê-lo bem fechadinho. O contato com o ar pode levar o café a um envelhecimento precoce. Em muitos pacotes – como nos do Have a Coffee – encontramos válvulas desgaseificadora que que elimina o oxigênio de dentro da embalagem e previne a entrada do ar.

Manuseá-lo o menos possível

Comprou 1kg de café de uma vez só? Divida-o em pequenos potes e abra-os conforme o consumo. Assim você evita o manuseio de todo o conteúdo toda vez que for preparar um cafézinho.

No mais, o ideal é consumi-lo em até 15 dias depois de aberto. Isso vai garantir um café mais fresco e saboroso na sua xícara

 

Fonte: Have a Coffee

Autoria: Redação de Have a Coffee