A consultoria Safras & Mercado relata que a colheita da safra de café do Brasil alcançou, até o dia 4 de agosto, 84%. O ritmo está em linha com a média dos últimos cinco anos para o período.

Os trabalhos de campo estão atrás do registrado no ano passado, quando atingiram 93% neste momento, mas a safra anterior foi menor devido à bienalidade negativa no ciclo de produção da variedade arábica, que alterna anos de elevada e baixa produção.

A consultoria aponta que o País já colheu cerca de 57 milhões de sacas de 60 kg de café até o momento. A expectativa é de uma safra recorde de 68,1 milhões de sacas de café em 2020/2021 no Brasil, em número semelhante ao projetado em pesquisa da Reuters nesta semana.

A consultoria afirmou que o clima mais seco que o normal na maior parte das regiões produtoras do Brasil tem sido positivo para os trabalhos de campo, facilitando e acelerando a colheita.

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que a colheita de café já atingiu 86% da área total cultivada, 35,6 mil hectares, 3% aquém dos 36,8 mil hectares cultivados na temporada anterior. As demais lavouras se dividem entre as fases de maturação (100%), com 83% das lavouras em boas condições, 16% em situação média e 1% em condições ruins.

Já a cooperativa Cooxupé afirmou que até 31 de julho havia atingido quase 70% da área total. Os trabalhos avançaram cerca de 9% frente à semana anterior, mas continuaram atrasados em relação ao ano passado, quando alcançavam 87,35% do total nesse mesmo período.

A colheita da Cooxupé está bem mais avançada no Sul de Minas e em São Paulo, onde alcança 79,30% e 78,46% das áreas, respectivamente, enquanto segue mais lenta no Cerrado Mineiro (52,38%).

As informações são da Reuters.

Fonte