O Conselho Nacional do Café (CNC) anunciou, ao longo dos últimos meses, seu trabalho ao lado do Governo Federal para que os juros do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) pudessem ser reduzidos a partir de 1º de julho. O resultado se concretizou ontem à noite (17), na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), logo após o anúncio do Plano Safra 2020/2021.

Segundo a Resolução N° 4.827 do Banco Central, publicada há pouco, a taxa passou para até 6%, sendo 3% para realimentação do Fundo e flexibilidade entre 0% e 3% para spread bancário nas linhas de financiamento de Custeio, Comercialização, Recuperação de Cafezais e FAC e Capital de Giro para Cooperativas de Produção.

Para as linhas de FAC e Capital de Giro voltadas a outros mutuários, com exceção às cooperativas de produção, os juros foram reduzidos para até 7,5%, mantidos os 3% de realimentação do Funcafé e spread flexível de 0% a 4,5%.

Anteriormente, os juros para cafeicultores e cooperativas de produção eram de até 7% e, para os demais mutuários, de até 9,5%.

A Resolução N° 4.827 pode ser acessada aqui.

Fonte